19 julho 2006

25 DE JULHO: DIA DA MULHER NEGRA

Photobucket - Video and Image Hosting
No I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em 25 de julho de 1992, em Santo Domingo/República Dominicana as mulheres aclamaram o "Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha".

Desde então, a data tornou-se internacional estabelecida pela ONU como o “Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe”. Em Porto Alegre, Nelma Soares da ACMUN (Associação Cultural de Mulheres Negras) foi a mulher negra que impulsionou a divulgação do 25 de julho dando visibilidade ao DIA DA MULHER NEGRA: SENHORA DE TODOS OS ESPAÇOS, realizando o primeiro evento em 1993, no Sindisprev.

A exemplo de 2005, no dia 28 de julho de 2006, às 13 horas, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, o Movimento Negro e ONGs de Mulheres Negras do Estado irão comemorar o 25 de julho conjuntamente. Além de promover debates, o Coletivo de Mulheres Negras do Rio Grande do Sul irá homenagear 25 mulheres negras gaúchas, que se destacam por sua trajetória.

Foto: Nelma Soares, in memorium da ACMUN

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India