01 julho 2006

FUNDAÇÃO PALMARES DÁ VISIBILIDADE AOS QUILOMBOS

Photobucket - Video and Image Hosting
Nos últimos 17 anos, a Fundação Cultural Palmares (FCP) - vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) - preserva a cultura afro-brasileira. A FCP vem promovendo a comunidade afro-brasileira ao implantar redes de informação e comunicação; fomentar pesquisas; realizar eventos; promover o etnodesenvolvimento sustentável; oferecer assistência jurídica às CRQs; organizar concursos e premiações; e apoiar a produção de livros, periódicos, filmes, vídeos, CDs, sites, programas de rádio e tevê.

Uma das prioridades da FCP é o reconhecimento das Comunidades Remanescentes dos Quilombos (CRQs), junto aos órgãos públicos. No Brasil, fala-se em mais de 5.000 CRQs, acadêmicos apontam para 2.800 e 1.700 quilombos já são catalogados. Tais números estão em constante atualização. (www.palmares.gov.br).

No Rio Grande do Sul, o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) tem conhecimento da existência de mais de 153 Comunidades Remanescentes dos Quilombos, conforme sinalização da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Governo Federal).

Foto: Oscar Henrique Cardoso, (gaúcho) Assessor de Comunicação da FCP

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India