17 julho 2006

IMPRENSA NEGRA GANHA A INTERNET

A Imprensa chega ao Brasil em 1808 e desde 1833 os afro-brasileiros editam periódicos, dando visibilidade às questões étnico/raciais através de uma imprensa alternativa negra.

A brasileira Profª Drª Raquel Paiva salienta, que na sociedade contemporânea, a identidade construída a partir de uma estrutura social, antes determinada pelas mediações tradicionais como a família, a religião, o Estado, a escola e o trabalho, é atravessada pela estrutura da mídia, que assume um lugar social.

No exercício de elaboração da identidade negra, ao longo dos anos, os afro-brasileiros apropriam-se de jornais, de revistas, de rádios, do cinema, da televisão, da web, entre outras mídias, incluindo os meios de comunicação em suas estratégias de reconhecimento.

Estudos sobre a Imprensa Negra do Brasil têm se multiplicado nos núcleos de pesquisas das Universidades. Vale ressaltar, que o estadunidense Prof. Dr. John Thompson elabora uma teoria social da mídia e salienta que os teóricos sociais têm dado pouca importância ao poder simbólico dos meios de comunicação, que vem transformando o mundo desde a crescente circulação de materiais impressos no século XV até o advento da Internet.

IMPRENSA NEGRA
www.irohin.org.br
www.afropress.com
www.portalafro.com.br
www.mundonegro.com.br
www.palavrasinistra.blogspot.com
ww.atentosamidia.com
www.tvdagente.com.br
www.kazumba.ubbi.com.br
www.quilombosnews.blogspot.com
www.afrobras.org.br

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India