30 agosto 2006

ODOMODÊ DIVULGA LEI 10.639

Photobucket - Video and Image Hosting
Bloco Afro ODOMODÊ, que no dialeto africano yorubá significa garoto

No dia 15 de setembro, o militante Geraldo Potiquar do Nascimento ministra a palestra “A luta pela implantação da Oficina de Cultura Afro-Brasileira e a Lei Federal 10.639/ 03”, na sede do ODOMODÊ, com ENTRADA FRANCA. A lei inclui o ensino sobre a "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas públicas e particulares do Brasil. Os principais temas abordados serão: a África e a origem da humanidade, os principais povos africanos, a colonização européia na África, a participação dos africanos e seus descendentes na história do Brasil, as manifestações culturais dos africanos e de seus descendentes no Brasil e na diáspora africana, a etno sustentabilidade e outros.

A extinta escola de samba Garotos da Orgia é hoje o BLOCO AFRO ODOMODÊ, membro da Associação das Entidades Carnavalescas de Poa e do RS (AECPARS). Localizado na Avenida Ipiranga, o ODOMODÊ é um PONTO DE CULTURA que desenvolve vários projetos sociais com o apoio do Ministério da Cultura e de outros órgãos preocupados com a valorizando a cultura negra, muito além do Carnaval. A quadra de ensaios é um Centro Cultural de Ação Social e seus agentes de cultura atendem crianças, adolescentes e jovens adultos.

Geraldo Potiguar do Nascimento é militante do movimento há 30 anos. Em 1978, junto a outros militantes, organizou o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial – o MNU, em São Paulo. Em 1991, ajudou a fundar a União de Negros pela Liberdade – UNEGRO. Em 1992, organizou a “posse” de “hip hop” Identidade Negra na região da Vila Nova Cachoeirinha – Zona Norte de São Paulo. Há 5 anos Potiguar viaja por várias cidades do país com a palestra/debate: “A Participação do Povo Negro na História do Brasil” e elabora o livro: “Tudo que Você gostaria de Perguntar sobre a Raça Negra e não tinha tido oportunidade”. Atua atualmente no AFRHUM - Instituto Pedagógico para o Crescimento, Fortalecimento e Valorização da Cultura, do Viver Afro-Brasileiro e os Direitos Humanos, POA/RS.

PALESTRA: “A luta pela implantação da Oficina de Cultura Afro-Brasileira e a Lei Federal 10.639/ 03”
DATA: 15.09.2006
HORÁRIO: 19:00h
LOCAL: ODOMODÊ - Av. Ipiranga, 3850 - Jd. Botânico
Fone: (51) 33843576 - CEP: 90610-001 – POA/RS
http://ong.portoweb.com.br/afrosul
afro_sul@hotmail.com e afrosul@portoweb.com.br
PALESTRANTE: Geraldo Potiguar do Nascimento (51) 9716 8487
geponas@gmail.com
kimbira@yahoo.com.br
afrhum@gmail.com

Créditos Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India