27 setembro 2006

ECAU EXIBE "BRASIL: ETERNO QUILOMBO?"

Ecau informa:

O Ecau – Estudantes e Comunidade Afro da Unisinos apresenta, no dia 04/10/06, no auditório Érico Veríssimo - Centro 3, às 19h30min, o vídeo documentário "BRASIL: ETERNO QUILOMBO?", de Júlio Ferreira, formando em Jornalismo na Unisinos.

O DOC foi premiado em Gramado e Brasília e recebeu o prêmio de melhor documentário universitário gaúcho, prêmio de melhor vídeo documentário do festival - escolhido pelo júri - e primeiro lugar no festival EXPOCOM,em Brasília.

Sinopse: Retratar a realidade do afro-descendente na sociedade brasileira. Aspectos econômicos e sociais são abordados, evidenciando a invisibilidade do racismo e a exclusão social que impedem a ascensão do negro na sociedade brasileira.

Duração: 16:44 (mm:ss)

Debate: Após a exibição do documentário ocorrerá um debate entre as pessoas que participaram das gravações e o público. Entre os debatedores estarão presentes Lúcia Regina Brito Pereira, Manoel Soares, Eliege Moura , Deivison Campos e Júlio Ferreira.

Evento Gratuíto - Apoio GAE - Red Bull

ECAU - Estudantes e Comunidade Afro da Unisinos
Telefone: +55 (51) 3591-1122, ramal 4167
E-mail: ecauafro@yahoo.com.br


Por Helio Castro

ECAU - ESTUDANTES E COMUNIDADE AFRO DA UNISINOS

O ECAU é um grupo de estudantes negros na Unisinos e temos consciência que nossa presença neste meio nos traz novos elementos para uma visão mais ampla e para
a busca do resgate da nossa verdadeira história. Para aqueles que já vem de caminhadas concretas no meio de organizações sociais de luta dentro do movimento
negro, o espaço da Universidade também é uma nova oportunidade para ampliar a visão a cultura africana dentro e fora do país.

O Grupo foi desenvolvendo-se de forma simples. Em 1996 um grupo de acadêmicas negras em conversa informal nos corredores do antigo “Ciclo Básico”, se questionaram sobre o pequeno número de estudantes negras(os) na Universidade, e inclusive sobre a inibição existente em sala de aula para se tratar mais abertamente sobre assuntos ligados à comunidade negra. Sob iniciativa de algumas estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Direito e Serviço Social, contando com o apoio de professores(as) que apoiaram proporcionando condições para a realização de pequenas apresentações e eventos sobre a cultura afro brasileira.

Deu-se início a abordagens aos alunos nas salas de aula e corredores sobre eventos ligados a temática do negro e a primeira ocorreu em função ao 13 de maio, no ano de 1999, aumentando assim o número de alunos (as)negros e não negros e comunidade externa não acadêmica interessados em contribuir com o resgate da verdadeira história da população negra brasileira. O grupo foi reunindo-se aos poucos interna e externamente para reflexões e estudos sobre a situação dos negros e negras na sociedade brasileira atual em todos os meios como nos meios de comunicação, educação, política, trabalho, entre outros. Consolidando-se assim em ECAU – Estudantes e Comunidade Afro da UNISINOS.

O ECAU, tem como meta atingir o maior número possível de acadêmicos na Universidade e comunidade externa, para divulgação e socialização da história e cultura afro brasileira, visando a conscientização e multiplicação dos resultados, para que juntos possamos combater o preconceito e discriminação racial.

Fonte: COMUNICAÇÃO BLACK (www.comunicacaoblack.blogspot.com)

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India