02 outubro 2006

CONVOCAÇÃO: PESQUISADORAS/ES NEGRAS/OS DO SUL

por Luiz Mendes, sociólogo, Centro Cultural Cândido Velho de Guaíba/RS

O IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, realizado em Salvador/BA de 13 a 15 de setembro, possibilitou que inúmeras questões fossem levantadas sobre a produção de conhecimento voltado as questões Étnico Raciais.

Com certeza, quem teve a possibilidade de participar pode avaliar em que pé está nossa caminhada, tanto nacionalmente quanto regionalmente, e neste sentido, a delegação da Região Sul reuniu-se durante o evento e tirou algumas ações para que possamos estar construindo "por estes pagos" uma ação contundente na construção de uma Seccional Regional da ABPN, como também fortalecer e criar as Seccionais nos três Estados do Sul.

Para isto necessitamos listar, procurar, indicar, fomentar, etc,docentes das nossas universidades, públicas e particulares, na produção de informações aos nossos acadêmicos sobre a pesquisa voltada as nossas questões raciais e a inclusão de nossos acadêmicos nos cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Não podemos esquecer também que as pesquisas de iniciação cientifica,as bolsas do mesmo porte, as atividades junto aos docentes das universidades como base nesta caminhada são de suma importância.

Consulto o Dr. Dos Anjos, sobre a proposta de reunião pela Internet. Segundo informado naquela reunião existe um programa a ser instalado nos computadores que possibilita tal reunião dos três Estados.

Da mesma forma precisamos nos reunir nos respectivos Estados para organizarmos nossas ações locais. Já conversei com nossa Coordenadora Regional e ela me solicitou que possamos fazer uma "varredura" atráz dos professores negros em universidades e faculdades dos nossos estados, para que estes possam estar concretizando tal processo
dentro da academia.

Por enquanto é isto, espero respostas de todos (as), inclusive aqueles que não puderam participar do Congresso mas tem um mínimo de consciência que, caso não venhamos a ocupar tal espaço na esfera da construção do conhecimento não avançaremos na eliminação de todas as formas de discriminação racial, principalmente porque sabemos como a academia e os "produtores" de conhecimento das nossas universidades pensam da nossa entrada nesta área.

Ajude a completar a lista abaixo, enviando fotos e dados
(satirajornalista@yahoo.com.br)

PESQUISADORAS/ES NEGRAS/OS DO SUL

Photobucket - Video and Image Hosting
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, área da Educação (Uniscar)

Photobucket - Video and Image Hosting
José Carlos dos Anjos, área da Antropologia (UFRGS)

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India