10 outubro 2006

PROFESSORES MUNICIPAIS ESTUDAM MUSICALIDADE AFRO-BRASILEIRA

O Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), “A Educação e os Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros”, prossegue amanhã, 11, a partir das 18h30, no Auditório Tasso Corrêa – Instituto de Artes (Rua Senhor dos Passos, 248). Com palestra dos professores da Ufrgs Reginaldo Gil Braga, Luciana Prass, Maria Helena de Lima e Juciane Araldi, o tema do encontro será “Musicalidade – Concepções e Práticas Musicais Afro-brasileiras e Diálogos com a Escola”.

Com o objetivo de reforçar e divulgar a proposta de educação anti-racista e a inclusão da história afro-brasileira nos currículos escolares, prevista na Lei 10.639/03, o evento foi iniciado no dia 5 de setembro e tem reunido 60 educadores municipais de Porto Alegre e aproximadamente 100 assessores das Secretarias Municipais de Educação de Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Canoas. Os encontros são realizados em diversos prédios da universidade e têm como palestrantes professores da Ufrgs e de diversas faculdades do Brasil, como a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de coordenadores de iniciativas relacionadas ao tema, como o projeto A Cor da Cultura.

A ancestralidade africana, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, ludicidade e cooperativismo integram a seleção dos temas trabalhados em oficinas e palestras, que se estendem até o dia 22 de novembro. O próximo seminário será no dia 19 de outubro, com o tema “Memória – As contribuições africanas para um país chamado Brasil”.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de POA

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India