04 outubro 2006

TIA REGINA: MORRE UMA RAINHA

Correio do Povo, Quinta-Feira, 5 de outubro de 2006, pág. 3

MORREU 'AVÓ' DE CARNAVALESCOS

Tia Regina, "avó" dos carnavalescos da Capital, morreu ontem, no Hospital Beneficência Portuguesa, vítima de parada cardíaca. Ela foi hospitalizada dia 7 de setembro, ao término da festa de 56º aniversário da Sociedade Recreativa Cultural Beneficente Fidalgos e Aristocratas, da qual era presidente havia 12 anos. Maria Regina Borges Pinto tinha 78 anos, dos quais 56 dedicados ao carnaval.

Tia Regina abriu espaço para a mulheres na folia. Nos anos 50, os homens diziam que o regulamento não permitia as comprometidas na avenida. Casada com José Borges Pinto, ela mentia para integrar o Aí Vem a Marinha. O bloco foi desfeito e o marido a convidou para a Fidalgos, contando que a proibição "era história". Tio Borges e Tia Regina se tornaram fundamentais para a continuidade da escola.

Por sua devoção à comunidade carnavalesca, foi homenageada com a Medalha de Porto Alegre por ocasião dos 231 anos da Capital, agraciada como Cidadâ Samba em 1999 e como melhor presidente em 2001. O sepultamento será na manhã de hoje, no Jardim da Paz.

**********************
Photobucket - Video and Image Hosting
Fidalgos e Aristocratas
Carnaval 2006

S.R.B.C. Fidalgos e Aristocratas é uma escola de samba da cidade de Porto Alegre. Os Fidalgos fora fundado por: Ari Leão, Hugo, Ernesto Silva, Venâncio, Joel. Mas duas figuras destacam-se na história da escola: Tio Borges e Tia Regina, vindos para a Fidalgos tornaram-se figuras fundamentais para a continuidade da escola. Ambos vieram da escola Ai Vem A Marinha.Tia Regina é a presidente da escola. Sua dedicação a escola é uma espécie de homenagem a seu falecido marido o Tio Borges. Os Fidalgos tiveram como cores originais o azul e o branco até 1975,quando mudaram para as atuais,em busca de diferenciarem-se dos Bambas da Orgia e da Ai Vem A Marinha que usavam as mesmas cores.

Campeonatos Vitoriosos
1967- Os Mongóis (grupo-A)
1968- Os Três Mosqueteiros (grupo-A)
1973- Carnaval do Gelo (grupo-especial)
2001- Jubileu de Ouro do Baile de Máscaras do século XX (grupo-de-acesso)
2003- Sou Maria Quitéria,Heroina e Mulher (grupo-B)

S.R.B.C. FIDALGOS E ARISTOCRATAS
Fundação: 7 de setembro de 1950
Cores: vermelha, verde e branca.
Símbolo: Cartola e bengala negras
Fones: (51) 3217.4360 ou (51) 9624.6638
Quadra: Av. Ipiranga, 2495 – CEP: 90160-093

FONTE: www.wikipedia.org
Créditos Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India