04 novembro 2006

"HAMLET SINCRÉTICO", COM GRUPO CAIXA-PRETA, É ATRAÇÃO NO ENCONTRO DE ARTE DE MATRIZ AFRICANA

por Silvia Abreu

Photobucket - Video and Image Hosting

O espetáculo Hamlet Sincrético, com o Grupo Caixa-Preta, ganha duas apresentações gratuitas nos dias 07 (terça) e 11 (sábado) de novembro, às 21h, no Hospital Psiquiátrico São Pedro, dentro da programação do Encontro de Arte de Matriz Africana, que prossegue até o próximo dia 12 envolvendo os principais núcleos de teatro e dança negros do Rio Grande do Sul. Também no dia 11, o Caixa-Preta estréia seu novo trabalho, o monólogo Madrugada me Proteja!, do dramaturgo paulista Cuti, protagonizado pelo ator Silvio Ramão.

Photobucket - Video and Image Hosting

A apresentação será às 20h, com entrada franca. As senhas serão entregues 30 minutos antes do início de cada peça.

Photobucket - Video and Image Hosting

Organizado pelos grupos Caixa-Preta, Afro- Sul Odomodê, Cia Daniel Amaro,Brazil Estrangeiro, Thony Marques, Africanamente e Ile Axé Omi Olodô, o Encontro de Arte de Matriz Africana visa promover uma aproximação entre os diversos grupos de teatro e dança negros do Estado, além de propiciar a troca de experiências, conhecimentos e a divulgação dos locais de trabalho dos referido grupos, bem como, a ocupação de espaços tradicionais dedicados as artes cênicas.

Photobucket - Video and Image Hosting

"Este espaços de ocupação podem ser considerados uma espécie de quilombo cultural, pelo seu caráter de resistência por meio da arte", afirma Jessé Oliveira, diretor do Caixa-Preta. "A proposta é atingir,
principalmente, os grupos artísticos do Estado e não realizar um evento de características tradicionais e que visam lucro ou interesses particulares", explica.

HAMLET SINCRÉTICO

Dirigido por Jessé Oliveira, Hamlet Sincrético reelabora o clássico de William Shakespeare a partir de uma estética negra, na qual os elementos componentes da cultura afro-brasileira servem de metáfora para contar a história do atormentado Príncipe Hamlet, da Dinamarca. A montagem é realizada em espaço alternativo, um amplo pavilhão do Hospital Psiquiátrico São Pedro, onde as cenas acontecem imultaneamente.

No elenco estão Vera Lopes, Marcelo de Paula, Silvio Ramão, Juliano Barros, Adriana Rodrigues, Leandro Daitx, Kdoo Guerreiro, Eder Santos, Glau Barros, Vagner Santos, Rodrigo Oná Abadiaxé e Flávio Oyá Tundê.

O espetáculo recebeu seis indicações para o Prêmio Açorianos de Teatro em 2005: Melhor Espetáculo, Direção (Jessé Oliveira), Trilha Sonora (Luiz André da Silva), Ator Coadjuvante (Silvio Ramão), Atriz Coadjuvante (Glau Barros)e Figurinos (Adriana Rodrigues e Gil Collares)., tendo vencido na categoria Trilha Sonora.

SERVIÇO:

Hamlet Sincrético - dia 07 e 11 de novembro, às 21h, dentro da programação do Encontro de Arte de Matriz Africana
Madrugada, me Proteja! - dia 11 de novembro, às 20h, dentro da
programação do Encontro de Arte de Matriz Africana
Onde: Hospital Psiquiátrico São Pedro (Avenida Bento Gonçalves, 2460)
Quanto: Entrada Franca.
Senha distribuídas 30 minutos antes do início das peças.
Estacionamento gratuito.

MAIORES INFORMAÇÕES:
Silvia Abreu
(51) 3737-9337
(51) 9277.2191

FOTO: Banco de Imagens Procempa

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE ARTE DE MATRIZ AFRICANA em notícia postada no dia 1º de novembro, neste blog.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India