13 novembro 2006

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE PELOTAS

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO CLUBE FICA AHI
por Heloisa Helena Nunes Corrêa Pinto

PROGRAMAÇÃO
16 a 20 de novembro de 2006

Data: 16, 17 e 20/11
Exposição de Pintura de Artistas Afros
Local: Sede Social
Horário: 14h às 17h 30 min.
Entrada Franca

Data: 16/11 (quinta)
Palestra O NEGRO NA MÍDIA
Jornalistas: Janice Dias Ramos
Vera Daisy Barcellos (ONG - Maria Mulher)
Luiz Armando Vaz (Diário Gaúcho - ZH)

Palestra LEI 10.639/2003
Profª Marielda Barcelos Medeiros

TESTEMUNHO DE VIDA
Prof. Rev. Dr. Aires Paiva

Local: Sede Social
Horário: 20 horas
Entrada Franca

Data: 17/11 (sexta)
INAUGURAÇÃO DO PONTO DE CULTURA
(Projeto do Ministério da Cultura e Universidade Católica de Pelotas)

Apresentação do Grupo de Dança do Clube Fica Ahi

Local: Sede Social
Horário: 18 horas

Data: 18/11 (sábado)
JANTAR-BAILE "DA CONSCIÊNCIA NEGRA"
"HOMENAGEM À PERSONALIDADES NEGRAS "
TROFÉU "CONSCIÊNCIA NEGRA "

Horário: 21 horas
Local: Sede Social
Traje: AFRO ou Social
Valor: R$ 25,00 (Buffet)

RESERVAS ANTECIPADAS NA SECRETARIA
DO CLUBE FICA AHI
Rua: Mal. Deodoro, 368
Pelotas/RS
(53)3222-4891

PARTICIPE!
" NOSSAS RAÍZES, NOSSO ORGULHO "

Photobucket - Video and Image Hosting

FOTO: Jantar da Primavera
Casal Presidente, Sr. Raul Borges e Vilma Ávila,
Duquesinha, Lisiê Porciuncula
Rainha, Tassiane Mattos e tituladas

******************************
SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA VALORIZA ETNIAS EM PELOTAS
por Vilmarise Franceschi

Photobucket - Video and Image Hosting
Daniel Amaro

Valorizar a cultura e a história do povo negro é o principal objetivo das atividades comemorativas à Semana da Consciência Negra, que acontece em Pelotas de 14 a 20 de novembro. Os eventos diversos e a programação descentralizada devem facilitar o acesso da comunidade e aumentar a participação para as discussões em torno do tema. A abertura oficial do evento está marcada para dia 16, às 9h no salão nobre da prefeitura municipal.

Pelotas é considerada a cidade com maior número de negros no RS. A base para esta afirmação vem do tempo dos escravos. Dados históricos apontam que em 1833, a população de escravos era de 5.169 pessoas para 3.555 homens livres e 1.136 libertos. Os dados atuais reforçam esta tese. Segundo o coordenador do afro-descendente da secretaria de Projetos Especiais, Daniel Amaro, este ano a organização do evento teve ampla participação de entidades e pessoas que trabalham ou se identificam com a causa. “A organização da semana foi extremamente democrática. Com apoio da comunidade montamos uma programação variada e que vai valorizar a etnia negra em diversos campos”, destacou.

A arte feita na periferia será levada ao palco do teatro, hoje mais popular, mas em outras épocas construído para abrigar peças e óperas da alta sociedade. Artistas da terceira idade vão cantar rap, a música de protesto dos jovens e a produção intelectual e artística e os estudos sobre o tema serão levados às mais diversas instituições como escolas, clubes de bairro e associações. Personalidades da etnia negra serão destacados e homenageados e a história do povo negro preencherá cada canto da cidade.

A primeira atividade da semana será a escolha da “Mais Bela Negra e Negro de Pelotas”. O evento organizado pela New Life Produções vai reunir as beldades no Clube Cultural Fica Ahí, à partir das 21h. Dia 16, quinta-feira a abertura oficial no salão nobre da prefeitura, vai reunir autoridades e a comunidade para apreciar a apresentação do Coral do Cetres e as palestras dos professores Marielda Barcellos e Fábio Gonçalves. O encerramento da cerimônia será com a apresentação do Grupo Nossas Raízes, do Cerenepe. Durante a semana escolas estaduais e municipais vão receber oficinas de dança afro, hip-hop, grafite, história em quadrinhos e percussão. Ainda no dia 16 jornalistas integrantes do Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS fazem um bate-papo sobre o negro na mídia. A conversa está agendada para às 20h, no Clube Cultural Fica Ahí.

www.pelotas.rs.gov.br

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India