14 novembro 2006

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO IPA

por Lilian C. S. Pessoa de Lira,
da Assessoria de Extensão e Ação Comunitária do
IPA - Instituto Porto Alegre

SEMINÁRIO "ANGOLA-BRASIL": INDEPENDÊNCIA, DESCOLONIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA"

Evento comemorativo ao XXXI Aniversário de Independência de Angola e
ao Dia da Consciência Negra

Dia 16
19h30min
Apresentação do Coral do CECUNE
Mesa de diálogo:
Prof. Dr. José Carlos dos Anjos, Antropólogo e Docente da UFRGS
Prof. Ms. Joveta José, Administrador e Docente do IPA
Moderador: Segunda Eduardo Tomás Tavares, estudante angolano do Curso de Administração do IPA

Dia 17
19h30min
Apresentação do Grupo de Dança Africana (Alunas angolanas do IPA)
Mesa de diálogo:
Profa. Ms. Ana Cláudia Figueroa, Teóloga, Docente e Coordenadora de Ensino do IPA
Sr. Juarez Ribeiro, Publicitário, Coordenador do CECUNE - Centro Ecumênico de Cultura Negra
Moderador: José Paulo Mauricio Langa, estudante moçambicano do Curso de Biomedicina do IPA

************
Todas as atividades previstas são abertas ao público interno e externo e gratuitas.
As Oficinas (de Tranças e de Moda Africana), são as únicas atividades com INSCRIÇÃO, por terem vagas limitadas (15 vagas). As inscrições deverão ser efetuadas via internet. (As mesmas oficinas serão oferecidas nos dias 16 e 17, das 15 às 17 horas).

INFORMAÇÕES:
Lilian Lira - (51) 3316-12777

************
IPA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE ANGOLA E BRASIL

Photobucket - Video and Image Hosting

O Centro Universitário Metodista IPA realiza o “Seminário Angola – Brasil: Independência, Descolonização e Consciência”. As atividades ocorrem a partir desta quinta-feira (16/11), às 19h30, no Auditório Oscar Machado do Campus IPA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, nº80, Bairro Rio Branco).

O objetivo do encontro é incentivar a compreensão dos valores da diversidade social, cultural, racial e oferecer espaços para divulgação de informações de diversas naturezas sobre o continente africano e em especial sobre a trajetória histórica da República de Angola. Segundo a Coordenadora de Extensão e Ação Comunitária, Lilian Lira, o evento surge no momento em que a instituição conta com a presença de estudantes estrangeiros(as), oriundos(as) de Angola, Moçambique, Haiti e Timor Leste. “Implantamos nos últimos quatro anos demarcadas transformações com a inclusão de múltiplas identidades sociais para o espaço intelectual e científico”,explica

Entre os(as) palestrantes destacam-se a presença do Antropólogo e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dr. José Carlos dos Anjos, do professor do IPA, Ms. Joveta José, da Teóloga e Coordenadora de ensino do IPA, Profa. Ana Claúdia Figueroa e do Publicitário e Coordenador do Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), Juarez Ribeiro.

Dentro da programação, também acontecem a Feira do Empreendedor e as Oficinas sobre Trança e Moda Africana, no Prédio C do Campus IPA. Os mini-cursos acontecem das 15h às 17h. Paralelamente, no dia 17/11, acontece a partir das 15h, no Auditório da Biblioteca 24h, a palestra “Empreendedorismo: 1º Passo”, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro-Empresa (Sebrae).

O “Seminário: Angola – Brasil: Independência, Descolonização e Consciência”, é gratuito e aberto a toda comunidade. As inscrições devem ser feitas no sitio da instituição na página de eventos. Para mais informações os(as) interessados(as) devem entrar em contato pelo telefone (51) 3316.1277.

FONTE: www.ipametodista.edu.br

1 comentários:

jazean disse...

Importante uma instituiçao Educacional,juntamente com seus alunos realizarem ações que lembre a luta de Zumbi que hoje homenageamos com eventos durante a semana da conciência negra,hoje dia 5 de novembro tambem é um dia Histórico com a vitoria de OBAMA,nos EUA,uma referencia e esperança ao povo negro.

Jose Antonio da Silva
Presidente do Movimento Negro Progressista Estadual
jazean@bol.com.br
jazean.zip.net

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India