13 novembro 2006

XV SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE PORTO ALEGRE

Photobucket - Video and Image Hosting

Dia: 19/11 - Domingo
18:00h - Show com Negritude Júnior
Local: Parque da Harmonia

Dia 20/11 Segunda-feira
10:00h - Embelezamento Popular p/crianças
18:00h - Sessão Solene na Câmara Municipal
Local: Câmara Municipal de Vereadores
19:30h - Roda de Samba promovida pelo Bar do Ricardo
Local: Centro Cultural Almirante Negro/Parque da Harmonia

Dia 25/11 Sábado
20:00h - Projeto Quilombo Axé
Show Nacional realizado pela SEPPIR com participações de:
- Leci Brandão
- Sandra de Sá
- Markão II
Local: Anfiteatro Pôr do Sol

Dias 29 e 30 de novembro:
Fórum Intergovernamental da Região Sul - FIPIR
Local Usina do Gasômetro

Dias 29 e 30 de novembro:
Oficinas e exposição do Projeto A Cor da Cultura
Evento de Conversações Internacionais
Local: Cais do Porto

Outras atividades no Parque da Harmonia:
Ônibus Brincalhão (SME);
Memória Carris (Museu Intinerante);
Ônibus Dmhabinho;

REALIZAÇÃO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

ORGANIZAÇÃO:
Núcleo de Políticas Públicas para o Povo Negro
Grupo de Trabalho Anti-racismo - GTA
Comissão da XV SECON
APOIO:
SMDHSU; SMED; FASC; SMC; CARRIS; PROCEMPA;
SMOV; DMLU; DMHAB; ESTUR; EPTC; DIP; SMIC;
SEPPIR; BRIGADA MILITAR; SME.

*********************************
CINEMA BRASILEIRO TERÁ EXIBIÇÃO GRATUÍTA NAS VILAS DE PORTO ALEGRE

A Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, via Departamento de Cidadania (Decid), recepcionou o diretor Paulo Betti, que esteve em Porto Alegre divulgando o filme Cafundó. A obra teve sua estréia no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (3), tendo o Decid como parceiro na sua divulgação.

Photobucket - Video and Image Hosting
Neuza Zoch

Segundo a diretora do Decid, Neuza Zoch, uma parceria com a prefeitura de Porto Alegre vai possibilitar a projeção do filme em diversos bairros da cidade a partir do próximo dia 18 de novembro, no projeto RodaCineRGE, que leva o cinema nacional em uma unidade móvel equipada com projetor 35mm, tela e sistema de som, para municípios, que, preferencialmente, não possuem tela de cinema.

Cafundó é uma crônica romanceada sobre a vida de um escravo milagreiro liberto, João de Camargo, que viveu no final do século 19 e início do século 20 em Sorocaba, município do interior de São Paulo. O filme reúne atores consagrados como Lázaro Ramos, Francisco Cuoco, Leandro Firmino, Luis Melo, Valéria Monã, Chica Lopes, além dos atores gaúchos Leona Cavalli e Flávio Bauraqui. Na sexta-feira Neuza Zoch almoçou com o ator Paulo Betti, no Clube do Comércio e acompanhou a coletiva do ator no Santander Cultural.

O projeto RodaCineRGE seleciona o filme de acordo com o perfil da região em que será exibido. No caso de Cafundó, a escolha dos locais observou ainda o contingente de negros e integrantes de religiões afro dos bairros. "Como a obra retrata a realidade da cultura deste público, optamos por começar com a vila Cruzeiro, que poderá refletir sobre família, lazer, cultura e cidadania através da exibição gratuita", explicou Neuza Zoch.

Segundo ela, a chegada do caminhão itinerante está prevista para o dia 18, em horário ainda a definir. Entretanto, a programação já consta no calendário de atividades alusivas a Semana da Consciência Negra do Município e Estado, que vão de 13 a 25 deste mês.

Os bairros Restinga e Vila Farrapos, os municípios de Guaíba, Cachoeirinha, Alvorada e Canoas também devem receber a visita do RodaCineRGE durante o mês de dezembro. De acordo com Neuza Zoch, "é um tipo de ação que fortalece os laços de inclusão dos negros, pobres e discriminados". Segundo ela, em relação à semana da Consciência Negra, além da projeção do filme Cafundó, também estão confirmados shows com Leci Brandão, Sandra de Sá e Martinho da Vila. As apresentações ocorrem no Anfiteatro Pôr-do-Sol. "Estamos atuando em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e ainda aguardamos a confirmação da vinda de Toni Garrido", finalizou a diretora do Decid.

www.estado.rs.gov.br
(03/11/06)

***********************
CAFUNDÓ ESTRÉIRA EM CURITIBA

Photobucket - Video and Image Hosting

Com uma respeitada carreira em festivais de cinema do Brasil e do mundo, e com 16 prêmios no currículo, Cafundó estréia no dia 10 de novembro, sexta-feira, em Curitiba. O longa, dirigido por Paulo Betti e Clóvis Bueno, teve parte das gravações filmadas em Curitiba e demais cidades do Paraná, como Ponta Grossa e Lapa, e conta de forma romanceada a vida de João de Camargo, vivido por Lázaro Ramos.

Photobucket - Video and Image Hosting
Lázaro Ramos

O filme

Ex-escravo, João de Camargo viveu em Sorocaba (SP) entre o final do século XIX e início do XX. Depois de anos tentando sobreviver em sub-empregos, e levando uma vida regada a bebida e mulheres, João passa a ter visões e descobre sua vocação de milagreiro, tornando-se líder religioso. Ele funda uma igreja – Nosso Senhor Bom Jesus da Água Vermelha – que mescla elementos do catolicismo, espiritismo e de rituais africanos. João de Camargo foi preso dezessete vezes. Toda vez que era solto voltava à sua pequena igreja e retomava as orações e rituais de cura para centenas de pessoas humildes que o procuravam. Ele morreu em 1942, com 84 anos, e cinco mil pessoas seguiram seu enterro.

Photobucket - Video and Image Hosting
Paulo Betti

A produção

Além da direção, Clóvis Bueno assina o roteiro e Paulo Betti o argumento do filme. Também integram o elenco Leona Cavalli, Leandro Firmino, Ernani Morais, Luís Melo, Flávio Bauraqui, Valéria Mona e Francisco Cuoco. Cafundó foi produzido pela Laz Audiovisual e co-produzido pela Gullane Filmes e TeleImage. A trilha sonora é de André Abujamra, com participação de Gilberto Gil. A direção de fotografia foi realizada por José Roberto Eliezer, direção de arte de Vera Hamburger, montagem de Sérgio Mekler, figurino de Bia Salgado e produção de finalização de Eliane Ferreira.

A distribuição

Cafundó faz parte de um modelo diferente de distribuição onde, em cada cidade, o diretor Paulo Betti e alguns atores do elenco fazem parte do lançamento. No dia 09 de novembro haverá uma seção especial, com a participação de uma banda que vai tocar músicas de 1917, encontradas na capela de João de Camargo, e também inclusas na trilha sonora do filme. As músicas eram tocadas pela banda de João. Em cada cidade onde ocorre o lançamento, músicas da própria região ensaiam e tocam as músicas.

Segundo Rubens Gennaro, fundador da Laz Audiovisual, o objetivo era fazer uma distribuição do filme de forma alternativa, sem se render às grandes distribuidoras. Assim é possível realizar lançamentos segmentados em cada cidade e convidar grupos diretamente ligados com a história do filme, como as comunidades negra e espírita, para participar do lançamento.

No dia 09 de novembro, quinta-feira, uma seção para convidados será realizada às 21h30 no Unibanco Arteplex no Shopping Crystal Plaza com a presença do diretor Paulo Betti. No dia 10 Cafundó entra no circuito comercial em Curitiba e Ponta Grossa.

Prêmios

33.º Festival de Gramado – Ator (Lázaro Ramos), Direção de Arte, Direção de Fotografia, Prêmio Especial do Júri, Prêmio RGE de Melhor Fotografia.

PAFF Los Angeles - Menção Honrosa

14th Annual Pan African Film Festival Los Angeles – Menção Honrosa

12.ª Mostra de Cinema Latinoamericana de Lleida – Espanha – Mejor Opera Prima

8 ph Annual Roxbury Films Festival – Boston – Best of Festival Award

XX Festival de Cine Latino Americano – Riconoscimento Storico.

Photobucket - Video and Image Hosting
Leandro Firmino ,
o “Zé Pequeno” do filme Cidade de Deus

I Festcine Goiânia – Ator (Lázaro Ramos), Atriz Coadjuvante (Valéria Mona), Ator Coadjuvante (Leandro Firmino), Direção de Arte, Direção de Fotografia.

II Festival de Cinema de Paraty – Filme e Direção de Fotografia.
(www.paranashop.com.br)

**********************
CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
E DE AÇÃO ANTI-RACISMO
DATA: 20.11
HORÁRIO: 19 HORAS

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India