12 dezembro 2006

LANÇAMENTO DA 2ª EDIÇÃO DO LIVRO "O BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL" NO MEMORIAL DO RS

por Arilson dos Santos Gomes

Palestra e lançamento da 2ª edição do livro O BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL

No próximo dia 13 de dezembro a partir das 18h30min, o Prof. Dr. Norton Figueiredo Corrêa estará no Memorial do Rio Grande do Sul para dar uma palestra sobre seu estudo fundamental sobre as religiões afro-brasileiras no Rio Grande do Sul e lançar a 2ª edição de seu livro O BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL.

Apresentado originalmente como dissertação de mestrado em Antropologia na UFRGS, em 1989, o livro nasceu do estreito convívio de Corrêa com sacerdotes e filhos-de-santo do batuque, especialmente nos templos de Ester de Iemanjá e Moça de Oxum, onde ele pesquisou por mais de 10 anos.

O autor reconstitui a presença do negro na história rio-grandense e examina rituais como a iniciação e o aressum (funeral). Apresenta os orixás (os deuses) e a cosmovisão batuqueira (a partir da simbologia da cruz e da encruzilhada).

Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo, Corrêa atua já há 16 anos como professor da Universidade Federal do Maranhão.

O Batuque do Rio Grande do Sul: antropologia de uma religião afro-rio-grandense.

Editora Cultura & Arte, 296 páginas, R$ 30.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India