09 dezembro 2006

RAÇA E ETNIA É TEMA DE OFICINA DO I EDUCAIDS DO RIO GRANDE DO SUL

por Vera Daisy Barcellos

O objetivo é construir ações educativas na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis nas escolas gaúchas

Com o tema "Raça e Etnia em Tempo de Aids", a coordenadora técnica de MARIA MULHER - Organização de Mulheres Negras, Maria Noelci Teixeira Homero ministrou neste sábado, 09/12, uma das oficinas componentes do I EDUCAIDS DO RIO GRANDE DO SUL.

O evento aconteceu no Campus Central do Centro Universitário IPA Metodista, Rua Joaquim Pedro Salgado, bairro Rio Branco, Porto Alegre. O EDUCAIDS, teve início na última sexta-feira, 8, é um encontro de educadores cujo tema principal é a prevenção à Aids.

O evento tem por objetivo propagar no meio educacional a forma preventiva em saúde da comunidade escolar, com foco principal nas DST (doenças sexualmente transmissíveis) e Aids, bem como discutir as suas conseqüências na sociedade. Na manhã deste domingo,10, a programação (ver abaixo) tem continuidade, com início às 8h30min, com a mesa de palestra sobre "A clínica do HIV/AIDS.

PROFESSORES E EDUCANDOS - O público ao qual se direciona o evento são professores das redes públicas e privadas, educadores populares, conselheiros tutelares, pais e estudantes do Estado do Rio Grande do Sul, estimado em 300 participantes, sendo 150 beneficiados com bolsa-hospedagem para o interior do RS.
Paralelo ao EDUCAIDS acontecerá também o EDUCAIDS Jovem, para adolescentes e jovens de 14 a 21 anos. Com os mesmos objetivos este evento terá uma forma de trabalho diferenciada, sendo realizado com oficinas lúdicas e apresentações conduzidas pelos próprios jovens. Cerca de 150 jovens de Porto Alegre e Região Metropolitana participarão do evento.


NOVOS RUMOS - Márcia de Ávila Berni Leão, da Federação de Bandeirantes do Brasil RS e integrante da Comissão Organizadora do EDUCAIDS/RS, salienta, em convite encaminhado às organizações e entidades parceiras, que esta ação busca envidar esforços no sentido de conclamar os atores envolvidos em educação a discutir e encontrar novos rumos quanto a questão da Aids e doenças sexualmente transmissíveis. Segundo ela, educadores gaúchos terão encontros sobre prevenção das DST/Aids nas Escolas e pais, conselheiros tutelares e estudantes das redes pública e privada de ensino serão capacitados a divulgar formas de saúde preventiva na comunidade escolar.


A REALIZAÇÃO E APOIO - O EDUCAIDS/RS é uma realização da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, núcleo Porto Alegre (RNP -Núcleo Porto Alegre), em parceria com a Federação de Bandeirantes do Brasil - Rio Grande do Sul - FBB-RS e a Instituição APTA (Associação Para Prevenção e Tratamento da Aids e Saúde Preventiva) de São Paulo, idealizadora e responsável pelos dez EDUCAIDS já realizados naquele Estado. O evento conta com o apoio do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do RS, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, da Secretaria da Juventude de Porto Alegre, da Delegacia Regional do Trabalho - DRTE/RS, IPA Metodista, Laços - Educação em Saúde de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre - SMED, EDUCATIVA, Gel Semina e a ONG Equipe Voluntária (DKT).



PROGRAMAÇÃO


Domingo - 10/12
8h30min - 10h30min - Mesa
A Clínica do HIV/Aids

10h45min - 12h15min - Oficinas
1. Aids e Adolescentes
2. Acolhimento na Comunidade Escolar
3. Vida Sexual e Aids
4. Direito da Criança com Aids na Escola
5. Comunicação e Aids na Escola
6. Lúdico, educação e Aids
7. Oficina da Educação Física do Ipa
8. Oficina Afro Atitude e Aids

12h30min - Encerramento

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India