13 dezembro 2006

SINDICATO DOS JORNALISTAS LANÇA CURTA-METRAGEMEM HOMENAGEM ÀS MULHERES NEGRAS

por Sandra Martins

A pré-estréia do curta-metragem “Minha cara, bela cara, cara preta de mulher” da professora e documentarista Ana Gomes é um dos destaques do seminário “Sobre Relações Raciais e Direitos Humanos no Brasil: e o Jornalismo no meio disso tudo?”, que acontece em 13 de dezembro (quarta-feira) , entre 10h e 21h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro(SJPMRJ).

O curta-metragem “Minha cara, bela cara, cara preta de mulher” traz depoimentos de diversas mulheres negras que têm se destacado como protagonistas da sua própria história, entre elas, as jornalistas Angélica Basthi (mediadora da mesa à noite) e Sandra Martins, ambas coordenadoras da Cojira-Rio.

Na mesa de debates sobre o tema “A mulher negra e o cinema” estarão presentes a rapper Re Fem (Janaína Oliveira), o cineasta Joel Zito Araújo, diretor de “Filhas do Vento” e a professora e documentarista Ana Gomes.

Além da programação, acontecerá a exposição fotográfica “Filhas D’África” do repórter fotográfico Zezzinho Andraddy.

Durante todo o evento estará também aberto o já tradicional “Bar Aparelho” do sindicato dos jornalistas.

O objetivo do seminário “Sobre Relações Raciais e Direitos Humanos no Brasil: e o Jornalismo no meio disso tudo?” é proporcionar aos jornalistas, e demais interessados, um amplo fórum de debates a respeito da responsabilidade dos meios de comunicação na produção de informações sobre relações raciais e direitos humanos no país. O encontro é produzido pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), órgão consultivo deste sindicato.

PROGRAMAÇÃO

9h50 Abertura

10 h 1º Painel: “Cidadania e Direitos Humanos”
Exibição de curtas: "O Cristo" e "Ominirá".

10h30 Palestras com o deputado estadual Gilberto Palmares, professora Ana Maria Felippe (Memória Lélia Gonzalez), Anderson Quak coordenador do Curso de Audiovisual da Cufa (Central Única de Favelas). Mediação de Sandra Martins, da coordenação da Cojira-Rio.

12h Debates

13h Intervalo para almoço

15h Exibição de filmes: “Tá tudo dominado” e “Bendito ao fruto”

17h 2º Painel: “A mulher negra e o cinema”
Exibição do longa “Filhas do Vento” e os curtas “Rap de Saia” e “Minha cara, bela cara, cara preta de mulher”.

19h Palestras com cineasta Joel Zito Araújo, professora Ana Gomes e da rapper e documentarista Janaína Oliveira (REFEM). Mediação de Angélica Basthi, da coordenação da Cojira-Rio.

20h30 Debates.

LOCAL:
Rua Evaristo da Veiga, 16 / 17º andar (Cinelândia),
Centro, Rio de Janeiro.
Produção: Cojira-Rio
Apoio: SJPMRJ e Rio Filme (Sec.Mun.Culturas/ Prefeitura Rio)

******************
COJIRA-RIO

QUEM ? Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial

QUANDO ? Funciona desde junho de 2003.

QUÊ ? Órgão consultivo e de execução de atividade específica do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

POR QUÊ ? A sua missão principal na entidade sindical é lidar com as questões relacionadas à discriminação racial no mundo do trabalho secundado pela educação como elemento propulsor de acesso e promoção profissional.

COMO ?
. Acompanhamento crítico do noticiário relacionado à questão racial;
. estimular o aprendizado e a reciclagem dos profissionais de comunicação, especialmente os jornalistas, de modo a compreenderem com maior profundidade o tema que dá nome à comissão;
. promover palestras e debates com temas relacionados à comunidade afro-brasileira;
. estimular a produção de publicações inerentes ao temário desenvolvido pela Comissão;
. apoiar pesquisas acadêmicas ou não na área de Comunicação Social que privilegiem as discussões sobre diversidade étnico/racial.

ONDE ? Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) situado na Rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar – Cinelândia – Rio de Janeiro – RJ –CEP: 20.031-040.
Tel.: (21) 3906-2450

http:://www. jornalistas. org.br/cojira. asp.
e-mail: afrojor_rj@hotmail. com

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India