22 fevereiro 2007

EM MARÇO, GRUPO CAIXA PRETA REESTRÉIA 'HAMLET SINCRÉTICO' E, DEPOIS, PEGA A ESTRADA

por Silvia Abreu

Além de Porto Alegre, o espetáculo será visto em Montevidéu e em Ribeirão Preto

Photobucket - Video and Image Hosting

No ano em que completa cinco anos de existência, o Grupo Caixa-Preta dá partida às atividades que marcarão seu aniversário de fundação, com uma mini-temporada do espetáculo Hamlet Sincrético, no Hospital Psiquiátrico São Pedro, de 01 a 11 de março, de quinta a domingo, às 21h, em Porto Alegre. Depois, o grupo viaja para Montevidéu, onde se apresenta, no dia 14, no Cabildo, dentro da mostra “Estação Porto Alegre: Parada Montevidéu”, promovido pelas prefeituras de Porto Alegre e Montevidéu.

Photobucket - Video and Image Hosting

De volta ao Brasil, o grupo ruma para São Paulo, onde se apresenta, nos dias 23 e 24, no Sesc de Ribeirão Preto, dentro da mostra “Shakespeare – Tradição e Atualidade”. A elogiada montagem tem direção de Jessé Oliveira e é uma criação coletiva inspirada no clássico de William Shakespeare. A peça transita pelo sincretismo cultural e religioso, especialmente nos cultos afro-brasileiros, no catolicismo popular e nas igrejas neopentecostais de caráter radical.

Photobucket - Video and Image Hosting

No elenco estão Vera Lopes, Marcelo de Paula, Silvio Ramão, Juliano Barros, Adriana Rodrigues, Leandro Daitx, Kdoo Guerreiro, Eder Santos, Glau Barros, Vagner Santos, Rodrigo Oná Abiàsé e Flávio Oyá Tundê.

Hamlet Sincrético conquistou o Troféu Açorianos 2006 de Melhor Trilha Sonora, além de cinco indicações ao prêmio: Melhor Espetáculo, Direção (Jessé Oliveira), Ator Coadjuvante (Silvio Ramão), Atriz Coadjuvante (Glau Barros) e Figurinos (Adriana Rodrigues e Gil Collares). O maestro Luiz André da Silva utilizou referências musicais de matriz africana para criar uma atmosfera simbólica, principalmente por meio dos cânticos religiosos do batuque, da umbanda e seu sincretismo, bem como dos sambas enredos. A peça recebeu o Troféu RBS de Melhor Espetáculo Júri Popular.

Hamlet Sincrético reelabora o clássico shakespeariano a partir de uma estética negra, na qual os elementos componentes da cultura afro-brasileira servem de metáfora para contar a história. A montagem é realizada em espaço alternativo, um amplo pavilhão do Hospital Psiquiátrico São Pedro, onde as cenas acontecem simultaneamente. Este é o segundo espetáculo do Caixa-Preta (o primeiro foi Transegun), grupo formado por artistas negros.

Serviço:
O quê: Hamlet Sincrético, espetáculo teatral com o grupo Caixa-Preta
Onde: Hospital Psiquiátrico São Pedro (Avenida Bento Gonçalves, 2460).
Quando: Dias 01, 02, 03, 04, 08, 09, 10,11 de março, de quinta a domingo, às 21h.
Quanto: R$ 15,00, com desconto de R$ 20% para assinantes ZH + 1 acompanhante.
Estacionamento gratuito.


Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu (MTB 8679-4)
(51) 37379337 / 92772191
silvia.marketing@terra.com.br

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India