07 março 2007

MARIA MULHER COMPLETA DUAS DÉCADAS DE EXISTÊNCIA

por Vera Daisy Barcellos

Photobucket - Video and Image Hosting
www.mariamulher.org.br

MARIA MULHER - Organização de Mulheres Negras completa nesta quinta-feira, 8, vinte anos de existência. A Organização detém a marca do pioneirismo ao alertar os movimentos negro e feminista do Rio Grande do Sul para a necessidade de serem abordadas questões específicas das mulheres negras.

A atuação de MARIA MULHER está concentrada, desde 1998, na Vila Cruzeiro do Sul, área com grande índice de exclusão social. Ali são implementadas ações específicas para adolescentes, jovens e mulheres em situação de violência doméstica e vítimas de discriminação racial e de gênero.

A Instituição presta atendimento psicossocial, oferece atividades de geração de renda e desenvolve projetos de prevenção à saúde, em especial às DST/HIV/Aids. Como método e estratégia de ação, MARIA MULHER consolida parcerias com organizações governamentais e não-governamentais.

Há participações de técnicos de saúde do Município e do Estado, de atores relacionados à cidadania e direitos humanos, como também de outras Ongs, na defesa das populações marginalizadas e excluídas, principalmente de afro-brasileiros e o combate às discriminações sexistas, étnico/racial e social.

A Coordenação de MARIA MULHER reúne: Maria Noelci Teixeira Homero, Coordenadora Técnica; Gilciane Beatriz Aguiar das Neves, Coordenadora Adjunta e Maria Luisa Pereira de Oliveira, Coordenadora Financeira.

A partir de amanhã, 8, até o final do ano, MARIA MULHER desenvolverá diferentes atividades e a programação desta quinta-feira é a seguinte:

· 9 horas – Inauguração do espaço da máquina de confecção de sacolas plásticas com as Cidadãs Positivas. Local: sede da Ação Social Dom Orione, rua Ursa Maior, 115 – Vila Cruzeiro do Sul.

· 10h30min – Feira da Saúde - Informações sobre as doenças e sobre saúde e bem-estar. Verificação de pressão arterial, glicose, saúde da mulher negra - Anemia Falciforme. Presença das parcerias: Fórum ONG Aids, Instituto do Câncer da Mama, Aleitamento Materno, Hipertensão, Diabetes. Local: Sede de MARIA MULHER, Av. Moab Caldas, 2035 – Vila Cruzeiro do Sul

· 11 horas às 12 horas - Ato Público para denunciar e chamar atenção para a Violência Contra a Mulher. Concentração de mulheres no perímetro da sede de MARIA MULHER. Durante 1 hora com mostra de faixa na sinaleira, palavras de ordem, cartazes, apitaço.

· 12 horas – Parabéns Maria Mulher! – Confraternização.

Vera Daisy Barcellos – Jornalista Reg. Prof. 3.804

Assessoria de Imprensa de MARIA MULHER

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India