15 março 2007

PESQUISA FAZ LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC)

por Sátira Machado

Photobucket - Video and Image Hosting

Sissa Jacoby e Leunice de Oliveira,
no Campus Central da PUCRS - Porto Alegre

Em julho de 2006, as professoras Dr. Sissa Jacoby e Dr. Leunice de Oliveira passaram a formatar o projeto de pesquisa PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC), numa parceria entre a Faculdade de Letras (FALE) e a Faculdade de Educação (FACED) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com o objetivo de fazer um levantamento dos produtos oferecidos à infância que incluem a temática da história e cultura afro-brasileira, contemplando a Lei Federal 10.639/2003.

O estudo pretende situar o papel da literatura infantil na emancipação da criança e a contribuição da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional, estabelecendo um diálogo com o jornal, o cinema, o rádio, a tevê, a Internet, as histórias em quadrinhos, o brinquedo, a ilustração, etc. Os resultados da pesquisa serão fonte importante para professores da rede de ensino e estudantes das áreas de Letras, Educação e Comunicação.

ANTECEDENTES

Photobucket - Video and Image Hosting

Já no final da década de 70, a Profa. Dr. Regina Zilberman refletia sobre o poder emancipatório e a qualidade dos objetos culturais oferecidos às crianças, expandindo seus estudos para além da literatura infantil, ao organizar o livro A Produção Cultural para a Criança.

A obra, que apresenta ensaios de Edmir Perrotti, Tatiana Belinsky, Sérgio Caparelli e outros pesquisadores das questões culturais relacionadas com a criança, principalmente das produções para TV, cinema, teatro e literatura, foi publicada pela editora Mercado Aberto, de Porto Alegre, em 1982.

A partir da década de 90, o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da PUCRS passou a oferecer a disciplina Produção Cultural para a Criança para os alunos dos cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Photobucket - Video and Image Hosting
CAMPUS CENTRAL da PUCRS, em Porto Alegre

No início do séc. XXI, com a larga valorização dos estudos sobre a infância e a cultura, a disciplina se transformou em projeto de pesquisa, coordenado pela Profª. Dr. Solange Medina Ketzer, centrado inicialmente no estudo de fenômenos de marca, estrangeiros e nacionais, como o Pokémon e a Turma da Mônica, por exemplo.

O projeto Tendências Contemporâneas da Produção Cultural para a Criança (1985-2005), coordenado pela Profª. Dr. Sissa Jacoby, a partir de 2003, deu continuidade às primeiras reflexões, delimitando um período, mas se abrindo à investigação do leque de produções infantis em jogo e suas inter-relações possíveis.

Photobucket - Video and Image Hosting

Um dos resultados dessa pesquisa foi a organização da obra A Criança e a Produção Cultural: do brinquedo à literatura, que atualiza aquele estudo organizado por Zilberman. A obra traz ensaios de Sissa Jacoby, Regina Zilberman, Solange Medina Ketzer, Sérgio Caparelli, Maria da Glória Bordini, dentre outros pesquisadores que tratam da relação da criança com a literatura, a TV, o teatro, os colecionáveis, o brinquedo e outros produtos culturais, numa publicação da editora Mercado Aberto, de Porto Alegre, em 2003.

NOVAS TENDÊNCIAS

O projeto PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC) é o desdobramento de uma das questões evidenciadas como tendência contemporânea nas relações entre infância e produção cultural, identificadas no decorrer da pesquisa anterior.

Os estudos da Profa. Leunice de Oliveira, doutora em educação pela UFRGS com a tese "A busca do sentido da educação intercultural", vem ampliar o campo de atuação da pesquisa.

Photobucket - Video and Image Hosting
CAMPUS VIAMÃO da PUCRS

A professora Leunice é coordenadora do curso de Pedagogia do Campus Viamão da PUCRS e o projeto traz a possibilidade de recuperação dos processos culturais de aprendizagem, passando a ser a primeira pesquisa do embrionário Espaço de Pesquisa na Diversidade e Educação Continuada - que objetiva contemplar estudos sobre os afro-brasileiros, os indígenas, a educação especial, entre outras diversidades - do Curso de Pedagogia do Complexo Cultural da PUCRS – Campus Viamão.

A parceria prevê a busca de integração entre a universidade e a comunidade, no sentido de disponibilizar informações que possam efetivar a implementação da Lei 10.639/03, que inclui a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar do Brasil.

*******************

PROJETO DE PESQUISA

PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL
PARA A CRIANÇA (PACC)


RESUMO

O Projeto PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC) tem sua origem numa pesquisa anterior denominada Tendências Contemporâneas da Produção Cultural para a Criança (1985-2005), que evidenciou a constatação de uma incidência maior de produtos afro-culturais oferecidos à criança, como resultado da implantação e implementação da Lei 10639/03, que inclui a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar do Brasil.

Considerando que a etnia negra faz parte da cultura nacional e, por extensão, tem presença e expressão na produção cultural destinada às crianças do país, esta pesquisa centra-se no levantamento e análise dos produtos afro-culturais destinados ao público infantil, após a Lei 10639/03, à luz de uma perspectiva sociocultural.

O Projeto dá ênfase à cultura afro-brasileira e busca identificar e analisar os novos enfoques apresentados pela produção afro-cultural, a partir da eleição de determinados segmentos e, dentro de cada um deles, de um corpus específico, tendo em vista a amplitude do tema e a diversidade de itens passíveis de estudo.

Este estudo também visa situar o papel da literatura infantil na emancipação da criança e no reconhecimento da cultura negra como formadora da identidade do povo brasileiro, estabelecendo um diálogo com o jornal, o cinema, o rádio, a tevê, a Internet, as histórias em quadrinhos, o brinquedo, a ilustração, etc. Desse modo, o corpus a ser descrito constituir-se-á em importante subsídio como fonte para professores da rede de ensino e estudantes das áreas de Letras, Educação e Comunicação.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO GRANDE DO SUL
(PUCRS)
Reitor:
Dr. Joaquim Clotet
Vice-Reitor:
Dr. Evilázio Teixeira
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:
Prof. Dr. Jorge Luis Nicolas Audy
Pró-Reitora de Graduação:
Profª. Dr. Solange Medina Ketzer
Campus Central - Porto Alegre - RS - Brasil
Campus Uruguaiana - Uruguaiana - RS - Brasil
Campus Viamão - Viamão - RS - Brasil
www.pucrs.br

PUCRS - CAMPUS VIAMÃO
Diretor Geral:
Prof. Dr. Thadeu Weber
www.pucrs.br/viamao

Diretora da Faculdade de Educação:
Campus Central
Profª. Dr. Maria Helena M. Barreto Abrahão
www.pucrs.br/faced
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Campus Viamão
Profª. Dr. Leunice Martins de Oliveira

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), do
Espaço de Pesquisa na Diversidade e Educação Continuada, do
Curso de Pedagogia do Campus Viamão da PUCRS
Orientadora do projeto PACC:
Profª. Dr. Leunice de Oliveira
e-mail: leunice.oliveira@pucrs.br
Fone: (51) 3320-7100 – ramal 7015

FACULDADE DE LETRAS
Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (Celin)
Co-orientadora do projeto PACC:
Profª. Dr. Sissa Jacoby
e-mail: sjacoby@pucrs.br
Fone: (51) 3320 3528 – ramal 4615
Campus Central

PESQUISADORES

Paloma Laitano - graduação em Letras
Maura Cristiane F. S. Carneiro - graduação em Pedagogia
Profa. Sátira Machado - mestre em Letras

****************

OBSERVAÇÕES

Este blog traz os primeiros levantamentos de dados, ou seja, indicação de produtos afro-culturais destinados à criança brasileira, produzidos a partir da Lei 10639/2003, como o site www.acordacultura.org.br, por exemplo.

No entanto, aproveitamos esse espaço democrático de comunicação para também divulgar informações que possam enriquecer o debate sobre o tema central do projeto PRODUÇÃO AFRO-CULTURAL PARA A CRIANÇA (PACC).

VEJA NO BLOG:

www.criancanegritude.blogspot.com

Cinema, em janeiro de 2007
Rádio, em dezembro de 2006
Jornal, em novembro de 2006
Tevê, em outubro de 2006
Internet, em setembro de 2006
Literatura Infantil, em agosto de 2006
História em Quadrinhos, em agosto de 2006
Brinquedos, em julho de 2006
Ilustração, em julho de 2006
Letras, em junho de 2006
Educação, em junho de 2006
Comunicação, em junho de 2006

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India