16 abril 2007

JORNALISTA AFRO-AMERICANO ABRE CICLO DE PALESTRAS DO NÚCLEO DO SINDICATO

enviado pelo Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul realiza no próximo dia 20 de abril, sexta-feira, às 18h, no auditório da Fabico - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs, rua Ramiro Barcellos, 2705, em Porto Alegre - um encontro com o jornalista afro-americano BOB BUTLER, fundador da National Association Black Journalists e presidente da Bay Area Black Journalists Association, de São Francisco, Califórnia. A promoção é do Sindicato e tem apoio do Consulado-Geral dos Estados Unidos, em São Paulo. A participação é gratuita, com entrega de certificado.

O evento marca a abertura do ciclo de palestras da programação cultural 'Sugestão de Pauta: Mídia Étnica' desenvolvida pelo Núcleo com o intuito de estimular junto aos jornalistas, comunicadores, universitários dos cursos de Comunicação e público o conhecimento, reflexão, debate e conscientização sobre diversidade racial, a invisibilidade da população negra na mídia brasileira e as políticas de ação afirmativa nos meios de Comunicação.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Bob Butler

Bob Butler falará sobre 'As relações entre jornalistas afro-americanos e as empresas de mídia: a importância dos jornalistas negros ocuparem cargos de chefia'. O norte-americano abordará, ainda, o papel da mídia em relação à comunidade afro-americana antes de 1960 e após a aprovação da Lei dos Direitos Civis de 1964, bem como a influência da mídia afro-americana sobre os movimentos de direitos civis nos Estados Unidos.

Quem é Bob Butler?

Bob Butler é professor de 'Introdução à Notícia de Rádio' na University of Califórnia Berkeley Graduate School of Journalism, e bacharel em Jornalismo de TV e Rádio pela San Francisco State University. Antes de assumir o cargo da UC em Berkeley, foi diretor de diversidade para a CBS Television e CBS Radio. Sua carreira na CBS começou em 1981, tendo realizado reportagens políticas, de desastres ambientais e de economia na Europa, Brasil, Namíbia, Tanzânia.

Associação Nacional de Jornalistas Negros -
(National Association of Black Journalists - NABJ)


A Associação Nacional de Jornalistas Negros (NABJ), dos Estados Unidos, é uma organização de jornalistas, estudantes e profissionais ligados à midia que oferece programas e serviços de qualidade, além de advogar em prol de jornalistas negros em todo o mundo.

Fundada por um grupo de 44 homens e mulheres no dia 12 de dezembro de 1975, em Washington, D.C., a NABJ é a maior organização a serviço de jornalistas negros em todos os Estados Unidos.

A NABJ está compromissada com os seguintes objetivos:

• Fortalecer laços entre jornalistas negros;

• Sensibilizar todos os meios de comunicação quanto à importância de equidade no local de trabalho para jornalistas negros;

• Ampliar oportunidades de trabalho e atividades de recrutamento para jornalistas negros veteranos, jovens e estagiários, e ao mesmo tempo oferecer contínuo desenvolvimento e treinamento profissional;

• Aumentar o número de jornalistas negros em posições administrativas e estimular jornalistas negros a se tornarem empreendedores;

• Patrocinar um grupo exemplar de profissionais para exaltar conquistas notáveis de jornalistas negros e da indústria de mídia como um todo, especialmente no que diz respeito à cobertura equilibrada da sociedade e da comunidade negra;

• Trabalhar junto a escolas e faculdades para identificar e encorajar estudantes negros a se tornarem jornalistas, e para diversificar o corpo docente e currículos;

• Oferecer serviços de treinamento e de informação ao público em geral.

A NABJ realiza todos os anos uma convenção e uma feira de carreiras que consta de dezenas de sessões plenárias e seminários voltados ao desenvolvimento profissional dos jornalistas negros. A feira de carreiras atrai centenas de recrutadores em busca de talentos e é considerada um dos mais eficientes meios de se conseguir emprego no setor. Nas convenções são outorgados os prêmios anuais Salute to Excellence e de reconhecimento de mérito (Lifetime Achievement, Journalist of the Year, Community Service etc.).

A NABJ investe todos os anos 100 mil dólares em bolsas de estudo e de estágio para estudantes secundários e universitários de todo o país, bem como em bolsas temporárias para profissionais.

O Instituto de Mídia da NABJ proporciona desenvolvimento professional e treinamento técnico para jornalistas negros em todo os EUA.

A NABJ tem sua sede no campus da Universidade de Maryland-College Park.

O presidente e os membros da NABJ são eleitos a cada dois anos pelos membros da associação. Um diretor executivo dirige o escritório nacional

Por que exigir diploma do jornalista profissional? - artigo -

Que respostas podemos dar à indagação sobre os motivos de se exigir que o profissional de Jornalismo seja formado por uma faculdade? Digamos, desde logo, que a faculdade não vai 'fazer' um jornalista. Ela não lhe dá técnica se não houver aptidão, que denominamos de vocação. A questão é mais séria e mais conseqüente. A faculdade, além das técnicas de trabalho, permite ao aluno a experiência de uma reflexão teórica e, principalmente, ética.

Não achamos absurdo que um médico deva fazer uma faculdade. É que vamos a ele entregar o nosso corpo, se necessário, para que ele corte, interfira dentro de seu funcionamento, etc. Contudo, por vezes discutimos se existe necessidade de faculdade para a formação do jornalista, e nos esquecemos que ele faz uma intervenção muito mais radical sobre a comunidade, porque ele interfere, com seus artigos, suas informações e suas opiniões, diretamente dentro de nosso cérebro.

Mais informações com as jornalistas Jeanice Ramos, telefone 51-9117-3390, e Vera Daisy Barcellos, 51-9135-6435.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India