18 maio 2009

Gaúchos se mobilizam pela Igualdade

Por: Redação: ASSCOM-SJDS - Fonte: Afropress - 18/5/2009
www.afropress.com - por Dojival Vieira

Porto Alegre/RS - Cerca de mil lideranças de todo o Estado participaram, entre 7 e 17 de maio, das Conferências Regionais de Promoção da Igualdade Racial. Nesta etapa, preparatória para a Conferência Estadual, foram realizadas reflexões sobre políticas públicas para os afro-brasileiros, povos indígenas, populações ciganas e diálogo árabe, palestino e israelita no Brasil.

As conferências regionais aconteceram em Montenegro, Venâncio Aires, Caxias do Sul, Osório, Pelotas, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santa Maria e Passo Fundo, priorizando o debate sobre os temas como educação, saúde, trabalho, segurança, terra e, no âmbito internacional, políticas de reversão das desigualdades.

“Os participantes das conferências regionais agora acreditam que a agenda do desenvolvimento social, com ênfase na igualdade étnico-racial, vai avançar no Rio Grande do Sul como política de Estado”, afirma Sátira Machado, da Coordenadoria das Políticas de Igualdade Racial do RS.

A participação nas Conferências Regionais é pre-requisito para a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Sul, que será realizada nos dias 22 e 23 de maio, no City Hotel, em Porto Alegre. O evento contará com a presença de nove delegações regionais, integrada por representantes do poder público e da sociedade civil, do ministro-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Édson Santos, e do secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler.

Durante o evento, Governo do Estado e a União irão assinar Termo de Cooperação, com o objetivo de agilizar ações coordenadas de promoção da Igualdade Racial. Na abertura, a atriz Vera Lopes irá homenagear o poeta gaúcho Oliveira Silveira, um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra, celebrado pela primeira vez no Brasil, em 1971, em Porto Alegre.

A Conferência Estadual é uma realização do governo do Estado, através da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, em parceria com os municípios, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, conselhos de direitos e a sociedade civil.


Unidade?

A disputa política aberta pelo controle do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (CODENE), a partir da insistência do ex-presidente José Antonio dos Santos da Silva de manter-se no cargo, estendeu-se as Conferências preparatórias e deverá ter mais um capítulo na Conferência Estadual deste fim de semana.

Na Conferência Regional da Região Metropolitana de Porto Alegre, realizada em Montenegro, no último domingo (17/05), os delegados presentes puderam assistir a uma prévia do que acontecerá no próximo fim de semana, com fortes críticas do ex-presidente do CODENE ao Governo gaúcho.

José Antonio acusou a governadora Yeda Crusius “de não garantir a alimentação dos conselheiros nas Conferências Regionais e principalmente da Comunidade quilombola“. Fontes da Secretaria da Justiça e Cidadania – que em parceria com entidades da sociedade civil coordena as Conferências Regionais – afirmam que o ex-presidente, “ignorado pela maioria absoluta do próprio conselho do qual fez parte, insiste em fazer acusações ao Governo para tentar sobreviver politicamente diante da falta de propostas e do crescente isolamento de sua corrente política e do restrito grupo que o apóia.”

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India