09 novembro 2009

Negros gaúchos e afro-uruguaios abrem as comemoração do “20 de novembro” no Sul

Photobucket
Lideranças lotaram as galerias da Câmara de Livramento

Foi aberto oficialmente, o mês da Consciência Negra no Estado alusivo às comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), com âmbito internacional.

frontere
Parque Internacional "Frontera de La Paz"

O evento aconteceu na fronteira entre Brasil e Uuguai, nas cidades de Santana do Livramento e Rivera, e reuniu mais de 300 lideranças do movimento negro gaúcho e do Uruguai, além da população da fronteira.

No dia 07 de novembro, conselheiros do Codene e gestores da Coordenação de DST/AIDS da Secretaria Estadual da Saúde, da Coordenadoria Estadual da Mulher, da Casa Civil, da Sulgas e da Coordenadoria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Copir) realizaram reuniões com gestores municipais para promover políticas públicas para os quilombolas e monitorar as ações em prol da saúde da população negra da região.

gestores
Conselheiros e Gestores monitoram ações afirmativas


Dando continuidade a interiorização do Codene, que no último mês fez reunião na Jornada de Literatura de Passo Fundo, os conselheiros se reuniram na Casa do Advogado de Livramento. A pauta da reunião ordinária girou em torno da implementação da Lei 10.639/03, que inclui a “História e a Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar.

oab
Promotores de Justiça acolhem demandas do Codene

A matéria foi defendida pelo conselheiro do setor de Educação Afro da Secretaria Estadual de Educação, Prof. Edegar Barbosa. Participaram da reunião: educadores, jornalistas argentinos, representantes da prefeitura, da OAB e do movimento negro do Estado.

Photobucket
Durante evento, município instituiu grupo gestor para implantar a Lei 10.639/03

Na noite de sábado, as delegações municipais foram convidadas para um jantar campeiro no CTG Princesa Isabel, fundado por negros da cidade, que contou com apresentações da invernada mirim.

itinerante ctg

Na ocasição, a conselheira Liliana Cardoso do Codene, representante da Coordenadoria Estadual da Mulher, entregou ao patrão do CTG a obra "Prendas Gaúchas 39 anos".

ctg
Em 2009, pela primeira vez uma mulher negra foi eleita Prenda Gaúcha do Estado

Após o jantar, as delegações se dirigiram para a sociedade centenária Clube Farroupilha, integrante do movimento clubista negro, onde aconteceu o Baile da Consciência Negra animado pela Banda Itinerante de Porto Alegre.

itinerante
Os convidados dançaram até o amanhecer

No dia 08 de novembro, ocorreu a partida de futebol festiva entre o Brasil e o Uruguai, disputadas pelos amigos da Liga da Canela Preta de POA, do Mundo Afro de Rivera e da fronteira.

liga

Photobucket

O amistoso deu vantagem para o Uruguai, no jogo acirrado na sede da ABB de Livramento, premiado com troféu alusivo ao “20 de novembro” para os dois times.

Photobucket

Devido as chuvas, a abertura oficial das comemorações no Estado foi transferida do Parque Internacional “Fronteira de La Paz” para a Câmara de Vereadores de Santana do Livramento, cujas galerias ficaram lotadas com o público presente. Presidida pelo Prefeito de Livramento, a mesa de abertura foi composta por autoridades do Mundo Afro de Rivera, da Câmara de Vereadores, do Movimento Social negro, do governo do estado do RS. Lorensa Carrion representou a Embaixada da África do Sul.

A Embaixada da África do Sul se fez presente e emocionou a platéia ao falar em Mandela.

Photobucket

Se as autoridades gaúchas compreenderem o poder integrador do 20 de Novembro, as ações sociais conjuntas entre sociedade civil e governos poderão acelerar o desenvolvimento social do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, o evento atingiu seu objetivo: dar visibilidade ao grande número de negros e de negras que esse estado possui”, destacou o presidente Victor Hugo Amaro, do Codene.

diretoria
Sátira Machado, da Copir
Victor Hugo, do Codene
Liliana Cardoso, da Coordenadoria da Mulher

A homenagem ao poeta gaúcho Oliveira Silveira, um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra, abriram as apresentações artísticas.

oliveria
Oliveira Silveira, in memorium

O grupo de dança “Clara Nunes”, dirigido por Serenita Melo do município de Caçapava do Sul, foi ovacionado por seu espetáculo que incluiu uma homenagem as mulheres negra gaúchas – heroínas farroupilhas representada por uma Anita Garibaldi negra, ao som da música de Marlene Pastro.

clara nunes
"Anita morena da pele macia
Amante de noite soldado de dia
Um filho no braço no outro um fuzil
Um filho no braço no outro um fuzil"

Aplaudida de pé foi a declamadora Liliana Cardoso, que interpretou “Quilombo do Morro Alto” ao som do violão do tradicionalista Gilbert Gisler, o “Xepa” de Livramento. Os hermanos do Mundo Afro de Rivera agradeceram a oportunidade de conhecer negros gaúchos de várias regiões do RS e presentearam a platéia com os sons dos tambores no show de Candombe.

Photobucket
Mundo Afro de Rivera selou a amizade entre negros brasileiros e uruguaios

O samba de raiz invadiu Câmara com a apresentação de Cláudia Quadros e da Banda Itinerante, fazendo todos dançarem no parlamento. O encerramento ficou por conta das escolas de samba, quando os representantes dos municípios de Venâncio Aires, Lavras do Sul, Hulha Negra, Caçapava do Sul, Canoas, Palmares do Sul, Candiota, Viamão, Eldorado do Sul, Esteio, Bagé, Aceguá, São Leopoldo, Canguçu, Caxias do Sul e Porto Alegre iniciaram o retorno para as suas cidades. Muitos municípios enviaram mensagens de apoio ao evento, pois não puderam se deslocar para Livramento devido as fortes chuvas.

quadros
Cláudia Quadros e a Banda Itinerante

Durante o mês de novembro, vários municípios gaúchos terão ampla programação local para refletir sobre a realidade sócio-econômica e cultural dos afro-descendentes da diáspora. O encerramento das comemorações será no dia 29 de novembro, na capital, com um Desfile Temático em homenagem ao Dia da Consciência Negra, realizado em parceria com a Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (AECPARS) e a Prefeitura de Porto Alegre.

AGRADECIMENTOS

O evento foi uma iniciativa do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene) do DECIDH da SJDS, em parceria com a Coordenadoria Estadual das Políticas de Igualdade Racial (Copir); o Departamento de DST/AIDS e a Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual Saúde; da Secretaria Estadual da Cultura, da Secretaria Estadual de Educação, da Secretaria Estadual de Agricultura, da Coordenadoria Estadual da Mulher; da Sulgás, da CEEE, da CEASA, da Prefeitura de Santana do Livramento, da Secretaria Municipal de Saúde, de várias entidades da sociedade civil.

O CODENE faz um agradecimento especial a todos os artistas que abrilhantaram o evento e a OAB, ao CTG Princesa Isabel, ao Clube Farroupilha, a ABB e a Câmara Municipal de Livramento, que acolheram os visitantes.


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India