26 agosto 2011

Atenção integral à saúde da mulher é debatida durante lançamento da Rede Cegonha no RS

A secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, participou do lançamento da Rede Cegonha - do Ministério da Saúde - no RS, na Assembléia Legislativa.
Atenção integral à saúde da mulher é debatida durante lançamento da Rede Cegonha no RS 

O Parlamento gaúcho promoveu, nesta sexta-feira (26), mais um debate do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, realizado em parceria com a Câmara Federal. O evento, realizado no Plenário 20 de Setembro, abordou o tema Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Gestante e da Criança, com o lançamento da Rede Cegonha - do Ministério da Saúde - no RS. 

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT). Após, os trabalhos foram conduzidos pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. O lançamento ocorreu com a presença do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, e da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. 

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, a Rede Cegonha, no Rio Grande do Sul integra a Política de Redes de Atenção Integral à Saúde chamada de "Redes Chimarrão", incluindo a Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção à Dependentes em Álcool e Drogas e, no futuro, a Rede de Atenção à Doenças não transmissíveis como Diabetes e Hipertensão. De acordo com o secretário, o projeto do Ministério da Saúde fortalece a visão que vem sendo trabalhada no Estado. "E vem com recursos novos para investimento nestas redes, rede básica, hospitais e em todo o complexo que vai interagir e compor estas redes", destacou Simoni. 

Para a implantação da Rede Cegonha, o Ministério da Saúde destinou R$ 9 bilhões para todo o país, com o objetivo de qualificar a assistência em todos os passos da gestação, desde o pré-natal até o pré e o pós parto, bem como, para atendimento até os primeiros dois anos de vida do bebê. 

Parceria do Parlamento 
A presidente da Comissão de Saúde no Parlamento gaúcho, Marisa Formolo (PT), propôs que a Assembleia Legislativa seja parceira na discussão das redes, através de comissão especial, subcomissão ou grupo de trabalho. Conforme ponderou a deputada, "para que a Rede Cegonha, como expressão da vitalidade das mulheres na sua capacidade reprodutiva, seja direito humano garantido e os bebês tenham efetivamente também condição de saúde plena e de integralidade da sua vida". 

A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, disse que a proposta da deputada, de criar um GT ou comissão, é instrumento fundamental para o acompanhamento e monitoramento das políticas das redes. "Não tenho dúvida de que a implementação da Rede Cegonha é uma importante estratégia - focada no atendimento seguro, mais humano -, mas é importante observar que quando discutimos saúde integral da mulher, temos de olhar de forma mais complexa. É preciso pensar em política ligada à Política Nacional de Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos", complementou. 

Para a secretária executiva da Rede Feminista de Saúde, Telia Negrão, a Rede Cegonha é uma excelente política de atenção às mulheres para a gestação, parto e puerpério, e que aborda algumas das principais causas da mortalidade materna. "Não é a política da atenção integral, embora tenha a perspectiva da integralidade na sua intenção", analisou. "Temos achado que a Rede pode ser enriquecida de algumas estratégias relacionadas ao aborto inseguro, à melhoria no planejamento reprodutivo e atendimento às vítimas da violência sexual e do aborto", acrescentou. 

No espaço para as manifestações dos participantes, o presidente da Famurs, Mariovane Weis, destacou que a Rede Cegonha deve ser tema debatido também no dia 31, quando será realizado o encontro das primeiras-damas do estado.

Claudia Paulitsch - MTB 9095 | Agência de Notícias 18:42 - 26/08/2011 
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373 Foto: Marcelo Bertani / Ag. ALRS 

www.al.rs.gov.br

Fonte: SPM

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India