27 março 2012

Mais autonomia para as mulheres: SPM mobiliza junto a Viamão, vagas profissionalizantes via PRONATEC

A Secretária de Políticas para as Mulheres do RS (SPM/RS), Márcia Santana, esteve em reunião nesta terça-feira (27) com o diretor do departamento de Indústria e Comércio da prefeitura de Viamão, William Rodrigues, para concretizar parceria na divulgação dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que faz parte do RS Mais Renda, integrante do Programa RS Mais Igual e do Pacto Gaúcho pela Educação; com prioridade voltada às mulheres e jove
ns em situação de vulnerabilidade social no município.
Márcia Santana acredita que esta é uma ótima oportunidade para as mulheres de Viamão conseguirem sua autonomia. “Creio que esta parceria vem confirmar o interesse do Estado em gerar mais autonomia financeira para as mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade. Esta será uma oportunidade para concretizar um avanço na equidade de gênero”, complementa.
Segundo Rodrigues, os cursos do Pronatec irão atender, em especial, as demandas de mão de obra feminina qualificada das 4.252 empresas na região. “Pensando no momento de desenvolvimento e de atração de novas empresas em que a cidade está vivendo, a gente está se preocupado com a formação desta mão de obra. Por isto, através desta parceria com a SPM nós vamos procurar identificar, junto às empresas, a mão de obra que é necessário”, declara.
No âmbito da cidade de Viamão, estão sendo ofertadas mais de 500 vagas para os cursos para vendedor, auxiliar administrativo, recepcionista de eventos, auxiliar de crédito e cobrança, operador de computador e montagem e manutenção de computador. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cidadania e Assistência Social.Na primeira etapa, serão 55.700 vagas, com cursos ministrados em mais de 1,8 mil locais diferentes entre escolas do Senai, Senac, institutos federais e outros locais. A lista dos municípios, dos cursos e os locais de inscrição estão no site www.stds.rs.gov.br .
O aumento no número de famílias que passaram a ser chefiadas por um mulher acabou sendo um dos fatores para haver modificação no nas famílias beneficiárias do Bolsa Família e cadastradas no Cadastro Único. Com isto, a família que tiver mulheres e jovens se qualificando profissionalmente, contarão com um abono de R$ 50,00 no benefício. Por isto que toda a rede de atendimento a mulher no Estado, juntamente com as secretarias e órgãos municipais e estaduais estão chamando as gaúchas para participarem dos cursos.
Estiveram presentes a chefe do Setor de Economia Solidária, Leonise Nichelli, e a assessora da Secretaria de Políticas para as Mulheres e secretária executiva do Comitê Gestor de Políticas de Gênero no RS, Anita Kelling.

Fonte: SPM

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India