06 junho 2012

SPM e MP apuram diagnóstico de atendimento às mulheres vítimas de violência para encontro estadual de CRMs e Casas Abrigos

MP e Estado farão diagnóstico do atendimento às mulheres vítimas de violência
Por Jorn. Marjuliê Martini

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, o Centro de Referência Estadual da Mulher Vânia Araújo Machado e o Ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional Criminal, farão um diagnóstico das redes de atendimento às mulheres vítimas de violência no Rio Grande do Sul. Foi enviado um questionário para as coordenadoras dos 21 centros de referência municipal e das 11 casas abrigo municipais, contendo perguntas sobre a quantidade de mulheres atendidas em 2011, faixa etária dos filhos atendidos, serviços oferecidos, atendimento de saúde e programas públicos específicos para vítimas de violência doméstica. Também serão questionadas as formas de gestão, quantidade de funcionários, orçamentos, entre outros. 

Todas as informações serão compiladas e discutidas no I Encontro Estadual de Centro de Referência para Mulheres e Casas Abrigos do RS, que ocorrerá entre os dias 16 e 17 de agosto deste ano, ainda sem local definido. A intenção é elaborar as bases para a construção do Plano Estadual de Políticas para Mulheres, que deve ser apresentado pelo Governo do Estado em dezembro de 2012. O apoio do MP à proposta foi ratificado em reunião no último dia 6 entre o coordenador do Cao Criminal, promotor de Justiça David Medina, e as integrantes da Secretaria, Marília Menezes e Letícia Moraes. 

A partir do surgimento das necessidades, deve ser organizado um plano de trabalho, com o objetivo de fortalecer a rede especializada no Estado. Além disso, em outubro, deve ocorrer uma capacitação para os agentes públicos que trabalham nos Centros e nas Casas Abrigo.

Fonte: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India