04 dezembro 2013

AO VIVO: Participação das mulheres na luta contra a ditadura é tema de debate


O Governo do Estado realiza um debate sobre o “Protagonismo Feminino na Luta contra a Ditadura Civil-Militar”. O painel denominado Diálogos Feministasencerra a campanha mundial “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” e ocorre na segunda-feira (09), às 9 horas, no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Avenida 7 de Setembro, 1.020 -  Porto Alegre).
A atividade terá transmissão ao vivo pela internet nos sites do CDES www.cdes.rs.gov.br, da SPM www.spm.rs.gov.br e do Governo do Estado www.rs.gov.br.
“O objetivo é discutir a participação direta ou indireta das mulheres contra as ditaduras civis e militares do Mercosul”, adianta a secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, secretaria que promove o evento em parceira com a Secretaria da Cultura, Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Memorial do Rio Grande do Sul, as organizações Coletivo Feminino Plural e Comitê Carlos de Ré.
"O Brasil vive um momento de ampla discussão sobre o direito a memória e verdade. Portanto incluir as mulheres nesta mobilização é fundamental. Muitas mulheres lutaram contra a ditadura, para que hoje pudéssemos viver em um país democrático, essa participação não poder esquecida", registra Ariane Leitão.
O debate terá a participação de historiadores, especialistas no tema e mulheres que vivenciaram este período que no Brasil se estendeu entre 1964 e 1985. O encontro visa a resgatar a grande contribuição feminina para a constituição da democracia brasileira e dos outros países do Mercosul.
O encontro também dá início à formação do “Acervo da Luta das Mulheres na Ditadura do Mercosul” em Porto Alegre, que contará com a contribuição de acervos já existentes no Uruguai, no Chile e na Argentina.
Informações: Isadora Trajano (51) 85856274 / Mauren Pacheco (51) 85941978.

PROGRAMAÇÃO

9h - Abertura 
COMPOSIÇÃO DA MESA DE ABERTURA: Secretária de Política para as Mulheres, Ariane Leitão, Secretário da Cultura, Assis Brasil, Secretário do CDES, Marcelo Danéris, Diretor do Museu do Rio Grande do Sul, Marcio Tavares
9h25min Apresentação do vídeo de depoimento do Governador
9h30min - Painel Diálogos Feministas "Protagonismo Feminino na Luta contra a Ditadura Civil-Militar" - Coordenação – Ariane Leitão
Painelistas: Lícia Peres, Nilce Cardoso (a confirmar), Ignez Maria Serpa
Mediadoras: Télia Negrão, Celi Pinto
11h 15min – Respostas as 10 questionamentos coletados do público
11h 35min - Encerramento – Secretária Ariane Leitão e secretário Marcelo Danéris

Texto: Ascom CDES/RS
Fonte: SPM

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India