14 dezembro 2013

SPM inaugura nova sede do CRMVAM

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, promove na próxima terça-feira (17) o ato de inauguração da nova sede do Centro Estadual de Referência da Mulher "Vânia Araújo Machado". O ato acontece às 9 horas, na Travessa Tuyuti, nº 10, esquina com a rua André da Rocha, em Porto Alegre.
A cerimônia contará com a presença do Governador Tarso Genro, da secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, e da secretária de enfrentamento à violência contra as mulheres da SPM Nacional, Aparecida Gonçalves.
Após o ato de inauguração do prédio e descerramento da placa, as autoridades concederão entrevista coletiva à imprensa para falar sobre a ampliação do serviço oferecido pelo CRMVAM, sobre a Rede Lilás e os resultados obtidos desde sua criação.
O prédio, cedido pelo Instituto de Previdência do Estado (IPÊ), foi amplamente reformado, com investimento total da obra no valor de R$ 178.489,46. Recurso da dotação própria da SPM.
O CRMVAM foi reaparelhado através da execução do Convênio Federal nº. 763640/2011 firmado entre a SPM-RS e a SPM-PR, o qual foi investido R$110.930,25 em equipamentos de informática, eletroeletrônicos, Aparelho GPS, ar condicionado, mobiliário e veículo.

Sobre o CRMVAM
O Centro Estadual de Referência da Mulher "Vânia Araújo Machado" (CRMVAM) é uma rede estadual de acolhimento às mulheres, vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres. Entre suas funções, realiza assistência sistemática às mulheres, com o apoio de Juizados e Delegacias, e monitoramento de conselhos e de coordenadorias de políticas para as mulheres.
No CRMVAM, as mulheres são orientadas por psicólogas, advogadas e assistentes sociais capazes de promover o atendimento integrado dessas mulheres que se encontram em situação vulnerável de violência. O atendimento do Centro de Referência acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas, pelo Telefone Lilás 0800 541 0803.

Telefone Lilás
O Telefone Lilás é serviço de acolhimento seguro às mulheres em situação de violência e tem como objetivo realizar o acolhimento, através de linhas telefônicas, às mulheres gaúchas, bem como dos equipamentos governamentais e não governamentais, no que diz respeito às orientações jurídicas, psicológicas e sociais no enfrentamento à violência. Busca acolher, escutar, avaliar cada situação e referenciar a rede de atendimento do município no qual a mulher reside, de maneira a promover seu empoderamento para que acesse os equipamentos de atendimento e de enfrentamento à violência, garantindo seus direitos fundamentais.
Desde 2011, o serviço vem se organizando para qualificar os dados de maneira que forneça estatísticas diárias e mensais quanto ao acolhimento das mulheres e dos equipamentos. Exerce papel importante ao integrar a Rede Lilás – Rede de Enfrentamento e Atendimento Especializado às Mulheres em Situação de Violência, as redes estaduais de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher. Atua diretamente na prevenção, promoção, assistência e enfrentamento a todas as formas de violações de direitos humanos das mulheres gaúchas. Bem como na garantia de acesso aos serviços e programas estaduais de inserção no mundo do conhecimento e trabalho.


Texto: Luana Mesa
Fonte: SPM

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India