11 junho 2014

SPM reforça ações de atendimento às mulheres na Copa

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul (SPM-RS) já está com sua atenção voltada para orientar as turistas que estiverem no Estado para prestigiar a copa. Em circulação desde a última semana, busdoors e outdoors, além de taxidoors, podem ser encontrados em várias regiões de Porto Alegre divulgando o Telefone Lilás 0800 541 0803. Dentro dessa mesma perspectiva, a SPM/RS vai promover a sensibilização de taxistas para que sejam parceiros no trabalho de combate à exploração sexual.

A iniciativa, que dá visibilidade à principal porta de entrada da mulher para Rede Lilás, tem como objetivo atingir tanto a população gaúcha quanto as pessoas que vierem ao Estado para os jogos do mundial, orientando sobre os serviços de denúncia em casos de maus tratos, violência ou exploração sexual. "Os mega-eventos pelo mundo geram dados preocupantes em relação à exploração sexual de mulheres e meninas. Por isso, no próximo período, quando milhares de turistas estiverem visitando a capital gaúcha, não queremos que nenhuma forma de violência e opressão à mulher contribua com esses índices", afirma a secretária Ariane Leitão.
Também enquanto a bola estiver rolando em busca do título mundial, a equipe da SPM estará instalada dentro do Acampamento Farroupilha, junto ao CTG 35, para distribuir material informativo de combate à exploração sexual.
Ampliando a capacidade de atendimento às pessoas que circularão pelo Estado, o Centro Estadual de Referência da Mulher "Vânia Araújo Machado" (CRMVAM) estará com atendimento também em espanhol. E, pelo atendimento 190 da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Central de Monitoramento contará com duas posições somente para atendimento às mulheres, com profissionais orientados pela equipe do CRMVAM.
O combate à exploração sexual também ganha reforço com a parceria da SPM, ONG Vira Vida e Polícia Rodoviária Federal, com distribuição de panfletos de blitz em pontos de grande concentração de pessoas, rodovias e estabelecimentos comerciais em pontos estratégicos de Porto Alegre e região metropolitana.

Visibilidade ao papel feminino no futebol

Em parceria com a SPM, a Secretaria do Esporte e Lazer, através da Fundação do Esporte e Lazer (Fundergs), com a Associação Gaúcha de Futebol Feminino, e com o Centro de Memória do Esporte (Ceme), vai executar o Programa Futebol e Mulheres, que consiste em ações para valorizar a presença feminina no futebol, como as exposições "Futebol e Mulheres no País da Copa 2014" e "Liga Canela Preta", que retrata a resistência dos negros contra o racismo no futebol no início do século passado. O lançamento das Exposições está previsto para o dia 24 de junho, às 19 horas no saguão do Gasômetro.
Neste mesmo sentido, em agosto, será realizada a 1ª Copa RS de Futebol Feminino, um torneio que habilita duas equipe do estado para jogar o Campeonato Gaúcho promovido pela Associação Gaúcha de Futebol Feminino. A equipe campeã representará o estado na Copa do Brasil de Futebol Feminino.
Entre agosto e setembro, o Estado irá promover o Curso de Árbitras e Mesárias de Futebol para Mulheres, com objetivo de propiciar a formação visando a geração de renda, autonomia e empoderamento das mulheres.
E, para finalizar as atividades de visibilidade ao papel feminino dentro do futebol, em outubro promoveremos o Fórum Estadual "Gestão e Ética no Futebol Feminino", que busca promover amplo debate sobre o universo do futebol feminino no estado, no sentido de incentivar participantes a pensarem criticamente sobre as barreiras enfrentadas pelas mulheres no futebol gaúcho e brasileiro em suas diferentes manifestações (rendimento, lazer e escolar). E ainda estimular a criação de alternativas de superação às barreiras enfrentadas pelas mulheres neste contexto.
Todas essas ações serão registradas e lançadas em forma de livro e vídeo no mês de novembro.

Fonte: SPM

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India