31 julho 2014

Projeto treinará 750 jornalistas para uso de linguagem inclusiva

REDAÇÃO COLETIVA , 31 DE JULHO DE 2014, 11:42

Parceria entre o Governo do Estado e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto ‘Gênero e Raça – Etnia na Mídia’ deve qualificar 750 jornalistas, estudantes de Comunicação e comunicadores de todo o Estado para o uso de linguagem inclusiva. Por meio do programa, será oferecido um curso de formação que abordará temas como linguagem e imagem relacionada à cultura igualitária, democrática e não reprodutora de estereótipos envolvendo mulheres, orientação sexual e racial.
O curso se inicia com palestras, de 4 horas/aula, que precedem o curso ampliado, com carga de 30 horas, que será ministrado em nove das chamadas Regiões Funcionais do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/São Leopoldo, Santa Cruz, Caxias do Sul, Torres, Pelotas, São Borja, Ijuí, Passo Fundo, e Santa Maria/Cruz Alta). A partir de agosto, começará uma rodada de palestras em faculdades de Comunicação, oportunidade em que estudantes, comunicadores e jornalistas poderão manifestar interesse em participar do curso ampliado sobre a temática.
Dentro do mesmo projeto, também serão desenvolvidos um Guia para Jornalistas e Comunicadores sobre Gênero, Raça e Etnia, um hotsite e campanha sobre o tema. Haverá ainda um livro elaborado a partir da reflexão conjunta e dos processos comunicativos durante o tempo de vigência do projeto, que se encerra em março de 2015.
A iniciativa é uma realização pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), a Fundação Cultural Piratini-TVE/FM Cultura, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH – Rede Escola de Governo), o Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros e o Núcleo de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, e as universidades, com investimentos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidos com a coordenadora executiva do ‘Gênero e Raça – Etnia na Mídia’, Sátira Pereira Machado, pelo email satira.spm@gmail.com.


Publicado em: Coletiva

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India