26 agosto 2014

Pelotas recebe projeto Gênero Raça/Etnia na Mídia

Publicação: 26/08/2014 às 15:05



Em continuidade ao projeto “Gênero Raça/Etnia na Mídia: promovendo a autonomia e enfrentando a violência contra a mulher, por uma comunicação pública e plural”, nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Políticas para as Mulheres promoverá uma palestra para estudantes das Universidades Católica e Federal de Pelotas. O encontro acontece às 19h, no Auditório do Campus II da UCPel, rua Almirante Barroso, 1202.
O projeto tem como objetivo fomentar o direito à comunicação e à cidadania comunicativa, promovendo uma cultura igualitária, democrática e não reprodutora de estereótipos de gênero, raça/etnia, orientação sexual e ou geracional nos meios de comunicação. Pretende ampliar a visibilidade da contribuição das mulheres, das mulheres negras, das mulheres indígenas, das mulheres ciganas, idosas, jovens entre outras, para o desenvolvimento integral da sociedade gaúcha e brasileira.
A atividade faz parte de um ciclo de palestras que estão ocorrendo em todas as regiões do Estado, e tem duração de 4 horas/aula. O projeto ainda prevê que estudantes e profissionais de comunicação e jornalistas participem do curso ampliado de 30 horas/aula sobre a temática, que deve acontecer nos próximos meses.

Projeto
O projeto é realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), a Fundação Cultural Piratini-TVE/FM Cultura, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH – Rede Escola de Governo), o Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros e o Núcleo de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul e as Universidades, com investimentos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
No termo de cooperação assinado pelas entidades parceiras, consta a qualificação de 750 jornalistas, estudantes de comunicação, comunicadoras/es através de curso, com carga horária total de 30 horas/aula,em nove Regiões Funcionaisdo Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Metropolitana, Santa Cruz, Caxias do Sul, Torres, Pelotas, São Borja, Ijuí, Passo Fundo, e Santa Maria /Cruz Alta).
O projeto pretende também elaborar um Guia para Jornalistas e Comunicadoras/es sobre Gênero, Raça e Etnia, divulgar o projeto através de um hotsite, além da produção de campanha sobre o tema, abordando especialmente a questão da violência e abuso contra mulheres. Deve, ainda, finalizar com um livro elaborado a partir da reflexão conjunta e dos processos comunicativos durante o tempo de vigência do projeto, que encerra-se em março de 2015.


Publicado em: Secretaria de Políticas para as Mulheres

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India