05 agosto 2014

Secretaria da Educação realiza encontro de formação pedagógica para assessores de Coordenadorias Regionais

A Secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, marcou presença no evento de segunda-feira, quando apresentou aos presentes o Manual Para o Uso não Sexista da Linguagem e a Cartilha da Diversidade.
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, abriu na manhã da última segunda-feira (4), em Porto Alegre, o primeiro dia do encontro de formação dirigido a assessores de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). No total, serão três dias de formação pedagógica. Na segunda-feira, os temas em debate foram Escola de Tempo Integral e Diversidade e Transversalidade na Educação. O encontro pedagógico ocorre no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
Pela manhã, falaram ao público a diretora adjunta do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação do RS, Rosa Mosna, e a diretora de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Clarice Traversini. À tarde, foram ouvidas a secretária de Política para as Mulheres do RS, Ariane Leitão, a representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos Marina Reidel, além dos assessores da Seduc Marielda Medeiros, Silvana Favreto e Henrique Lima. Às 17h30, para falar sobre iniciação científica, assumiu a palavra a representante da UFRGS Rosália Lacerda.
Azevedo destacou a importância dos encontros de formação para a garantia da qualidade na escola pública e lembrou que, em três anos e meio, a Seduc já oportunizou a professores e assessores mais de 200 mil participações em eventos pedagógicos. “Os professores estão em movimento, o que nos permite dizer que o aprofundamento pedagógico está cada vez mais consolidado na rede estadual”, enfatizou o secretário.
O encontro, aberto também pela professora Vera Amaro, diretora pedagógica da Seduc, prossegue nesta terça-feira (5) com os temas Interdisciplinaridade e Áreas do Conhecimento, com o assessor da Seduc Alejandro Jélvez, pela manhã. À tarde, serão expostas experiências da Espanha e do Uruguai em Rotina e Organização do Currículo e Planejamento por Ciclos nas Escolas do Campo. O tema será tratado pelos convidados Virgínia Domingo Cebrián e Limber Santos, com mediação de Maurício Aires Vieira, da Unipampa. Às 17h30, Rualdo Menegatti trata das Áreas das Ciências da Natureza.
Na quarta-feira (6), a diversidade passa à pauta. Pela manhã, Pedro Stieler, da Unintese de Santo Ângelo, trata o tema "A escola e as perspectivas futuras de educação: inclusão, diversidade, diferenças". À tarde, assessores da Seduc vão abordar projetos político-pedagógicos e regimentos escolares.

Texto: Patrícia Coelho
Edição: Redação Secom
Fonte: SPM

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India