17 novembro 2014

CEERT lança o 7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero

O Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero faz parte do Programa de Educação do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) e busca mapear e valorizar experiências pedagógicas e práticas de gestão escolar voltadas para a promoção da igualdade étnico-racial. O lançamento aconteceu dia 29 de outubro, em São Paulo e as inscrições podem ser feitas de 3 de novembro de 2014 a 31 de março de 2015.
Os dois grandes desafios da edição deste ano são: identificar, apoiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão desenvolvidas em escolas quilombolas ou que atendam crianças dos territórios quilombolas e valorizar a história da mulher, especialmente africana, afro-brasileira e indígena. O Processo Afirmativo destinado à Educação Escolar Quilombola e a Abordagem Especial de Gênero são as grandes novidades.
Além do Processo Universal, destinada a todas as etapas e modalidades da Educação Básica, já existente nas edições anteriores. Além de um valor em dinheiro para professores (as) (R$ 5.000,00) e para a escola (R$ 10.000,00), o prêmio oferece curso de formação e notebooks, além de um acompanhamento de até doze meses para duas escolas contempladas em cada etapa: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Na categoria professor (a), há premiação especial para práticas que contemplem gênero, raça e etnia. As novas orientações implementadas nesta 7ª edição procuram responder a questões levantadas por um estudo feito em 2013 - com apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) - tendo em vista a passagem dos 10 anos de existência da Lei 10639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.
Sobre o Prêmio
Idealizado em 2001, o Educar para Igualdade Racial e de Gênero, desde sua primeira edição em 2002, tem como objetivo identificar, apoiar e difundir práticas pedagógicas e de gestão de escola comprometidas com a equidade, igualdade e qualidade na educação. São seis edições e doze anos contínuos de premiações, sempre orientadas ao reconhecimento, valorização e promoção dos profissionais da educação básica e de suas práticas educativas. O prêmio, durante esses anos, constituiu um acervo de mais de 2.300 práticas pedagógicas e de gestão desenvolvidas nas cinco regiões administrativas do país.
Mais informações sobre o prêmio você encontra no site http://www.ceert.org.br/
Júlia Bernardi com informações da CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades)

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