13 dezembro 2014

Ministra encerra congresso internacional sobre mulheres negras


A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR) Luiza Bairros participa, hoje, dia 13 de dezembro, da mesa de encerramento do I Congresso Internacional sobre o Pensamento de Mulheres Negras no Brasil e na Diáspora Africana.  A solenidade ocorre às 17 horas no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia em Salvador – BA.

O Congresso ocorreu nos das 9 a 12 de dezembro, com o objetivo de explorar a produção de conhecimento promovida pelas mulheres negras em diferentes áreas, além de divulgar o pensamento delas e suas diversas atuações e linguagens no campo cultural, social e político. O evento teve rodas de diálogos, experiências e vivências, mostras de vídeos e grupos de trabalho. A atividade foi aberta à participação de pesquisadoras/es, estudantes, especialistas, profissionais, ativistas, artistas, artesãs, integrantes dos diversos Núcleos, Centros e Programas Universitários e de Pesquisa sobre o tema, de Secretarias de Governo, Núcleos de Gênero e Raça, além de empresas públicas e privadas.

Contou com apoio da Seppir e resulta da parceria entre a Criola - Organização de Mulheres Negras-RJ, Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NugSex/Diadorim/UNEB), Escola de Música da Ufba e Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim/Ufba). O evento, ainda, homenageou Lélia Gonzalez, intelectual negra brasileira que, “na década de 1980, apontava para a necessidade de pensar o universo a partir de categorias próprias, elaboradas à luz da história de mulheres negras e indígenas”.

Texto: Júlia Bernardi, com informações da Seppir 

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India