29 janeiro 2015

Exposição “Orisum Asa” mostra importância da cultura negra através da filatelia

Com o objetivo de reafirmar a identidade negra na formação do país, foi desenvolvida em 2012 a exposição “Orisum Asa”, uma parceria entre a equipe do Museu Nacional dos Correios e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A mostra acontece a partir de quinta-feira, 22 de janeiro, às 19 horas, no Museu no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro de Vitória (Espírito Santo). 
“A exposição ‘Orisum Asa’ tem o objetivo de instigar o espectador a refletir sobre as influências e aculturações oriundas da cultura africana e afrodescendentes no Brasil. Nesse sentido, contribui para a valorização dela, pois entre outros aspectos traz a mestiçagem como fator positivo na construção de nossa identidade nacional. Através da arte dos selos temos um retrato de como o nosso país vem se defrontando com as questões sociais suscitadas pela escravidão e sua herança”, disse o coordenador do Mucane, Wellington Nascimento.
A exposição abre um panorama sobre a presença do negro na filatelia (estudo dos selos e de itens relacionados à história postal) brasileira, através de três módulos com 19 painéis, divididos em três temas:
Personalidades: que aborda nomes como Pelé e Mãe Menininha do Gantois;
Saberes e Fazeres: que trata de áreas como a gastronomia e a religião;
Política e Social: com assuntos como a Lei Áurea e a Igualdade Racial.
 Serviço
Exposição Orisum Asa – Mostra Filatélica
Abertura: quinta (22), às 19h
Visitação: até 29 de março – terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 12h às 16h
Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane) – avenida República, 121, Centro

Aberta ao público

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India