12 janeiro 2015

Memorial Zumbi dos Palmares abre 2015 com Sexta Nagô e Cinema Negro

A Sexta Nagô é um evento semanal que acontece no Memorial Zumbi dos Palmares, na cidade de Teresina/ PIAUÍ. A primeira Sexta do ano aconteceu na noite de ontem e contou com a presença de novos elementos. Em março o evento faz um ano de existência. Chegando tão perto dessa comemoração e fortalecendo as atividades de um projeto que tem dado certo e movimentado as sextas teresinenses, no início dessa nova jornada ela se reconfigura.
Esta sexta receberá Grupos de Capoeira, os grupos de dança Afoxá, DC e La Danza e o grupo de rap da Santa Maria da Codipi, Reação do Gueto. A partir das 17:30 também será possível ver a Exposição Fotográfica ‘Cultura Negra Estaiada na Ponte’ da fotógrafa Camila Fortes, que registrou o Cortejo dos povos de religião matriz africana durante evento na Raul Lopes. Nessa tentativa de extrapolar a noite cultural, a Sexta Nagô se soma a outro projeto tão importante quanto. É a Tela Preta, uma nova proposta de cinema pra cidade, que tem como objetivo fortalecer politicamente os pretos e as pretas através do audiovisual. 
O Tela Preta surge com o intuito de despertar sobre a consciência negra e o racismo, ainda latente no dia a dia da negritude. Através dessa ferramenta que usa a imagem como sua força motriz e se propõe em sua essência ser libertária e transformadora, almeja-se buscar que o processo de identidade, a formação política, o refletir sobre sua origem sejam alcançados. O projeto nasce da necessidade de fazer circular várias produções audiovisuais de temática negra feitas, mas pouco ou nada circuladas, um dos grandes problemas do cinema brasileiro.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India