12 janeiro 2015

Professores e professoras do AP recebem treinamento para ensinar cultura negra

Professores e professoras da rede básica de ensino do Amapá participaram neste sábado, dia 10 de dezembro, do encerramento de um treinamento para aplicação em sala de aula do conteúdo sobre a cultura afro-brasileira. O grupo de 28 professores conheceu a história do negro e discutiu métodos de ensino sobre o conteúdo aos alunos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A disciplina é uma obrigatoriedade garantida em lei federal.
Os docentes participaram de cinco dias de encontros na Universidade Estadual do Amapá (Ueap), no Centro de Macapá. Essa é uma disciplina de 60 horas que foi oferecida para as educadores do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).
A partir da disciplina que encerrou neste sábado, os 28 professores da educação básica já estão aptos a aplicar os conhecimentos e métodos aprendidos e discutidos durante o curso sobre a temática da história e cultura afro-brasileira.
O professor do Parfor no Amapá, responsável pela formação dos educadores, Fredson Vulcão, disse que o conteúdo oferecido não será como uma disciplina. "Essa obrigatoriedade altera a LDB [Lei de Diretrizes Básicas] nesse quesito de como se trabalhar as questões afrodescendentes na educação básica. Esse conhecimento não será uma disciplina, mas, sim, conteúdos que serão trabalhados nas disciplinas literatura, história e educação artística", completou Fredson.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India