02 fevereiro 2015

Escolas da rede estadual de Alagoas recebem 300 kits do Projeto A Cor da Cultura


A Secretaria do Estado da Educação de Alagoas (SEE) entregou nesta semana cerca de 300 kits do Projeto A Cor da Cultura. O material didático e audiovisual foi recebido pelos representantes das escolas da rede de ensino que participaram do curso de formação sobre diversidade. De acordo com Claudiane Pimentel, superintendente de políticas educacionais da SEE, os kits serão trabalhados pelos professores nas unidades de ensino junto com a implementação da Lei 10.639/2003. Essa norma estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

 Parceria

 Claudiane Pimentel disse também que a aquisição desses kits é fruto de uma parceria entre a Secretaria, o Ministério da Educação (MEC), o Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho. Além dos kits e do livro sobre a Lei 10.639/2003, os participantes do curso irão receber a certificação da formação continuada. Parte dos kits foi entregue também a entidades de matriz africana. Por isso, Pai Célio Rodrigues, da Casa de Iemanjá, em Maceió, recebeu o material. Ele disse que a iniciativa vai melhorar o intercâmbio entre as Casas de Cultura de Matriz Africana e as escolas da comunidade. 

 “No nosso bairro, a gente já faz esse trabalho de integração cultural com oito escolas na região da Ponta da Terra. Por isso, esse material é de extrema valia para esse trabalho de cunho cultural e educativo”, afirmou Pai Célio, responsável pelo Núcleo de Cultura Afro-Brasileira Iyá Ogun-Té.

 Projeto educativo

 O Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), a TV Globo e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

Foto: Valdir Rocha

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India