04 fevereiro 2015

O livro 'O africano que existe em nós, brasileiros' aborda cultura negra por meio da moda

Capa do livro. Foto: divulgação

A Babilonia Cultura Editorial lança quinta-feira, dia 5 de janeiro, o livro "O africano que existe em nós, brasileiros", seu primeiro catálogo autoral. O evento será realizado na Livraria Travessa de Ipanema, às 19h e vai contar com uma sessão de autógrafos com a autora e designer de moda Julia Vidal. "O africano que existe em nós, brasileiros" tem edição conjunta da Babilônia Cultura Editorial com a Fundação Biblioteca Nacional, em parceria com a Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Cultura.

No livro, o leitor encontra a cultura africana representada em histórias, costumes, comportamento e nas cores e nos desenhos estampados no vestuário dos brasileiros. Todos os modelos retratados no livro são criações da autora. Julia mostra como a escravidão é a responsável pelas possíveis origens étnicas de negros africanos vindos para o Brasil e a dificuldade, portanto, de definir esta origem. O livro trata ainda as heranças étnicas na música, culinária e na arte. As religiões de matrizes africanas, entre elas o candomblé e a umbanda, e seus símbolos no Brasil, também compõem a publicação.

Ao elencar a moda como forma de representação da influência africana no Brasil, a autora tem como finalidade contribuir no processo de construção da identidade do indivíduo, que entende melhor suas origens.Por meio da moda, do design e da iconografia africana, e em benefício da transmissão de códigos culturais e informações entre sociedades, o livro aborda o período da escravidão em um capítulo sobre a comercialização de africanos como negócio lucrativo.

Serviço: A filial da livraria da Travessa em Ipanema fica na Rua Visconde de Pirajá, 572, no Rio de Janeiro.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India