28 fevereiro 2015

Rio Claro lança livro sobre o ensino da cultura afro-brasileira


O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro lança na próxima terça-feira, dia 24 de fevereiro, mais uma publicação própria, o livro “Implantação da Lei 10.639/2003: Roteiros”. O evento de lançamento da edição acompanha o 81º Bate-papo Cultural, com palestra e debate sobre o tema. A antropóloga Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro falará no encontro sobre os desafios e as possibilidades para a implementação da norma que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras.

Conforme a lei federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, deverá ser incluído no currículo escolar nacional o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira, o negro na formação da sociedade nacional e a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil.
“Este livro é resultado do projeto ‘A comunidade negra vai à escola’, desenvolvido em Rio Claro a partir de 2013”, diz Maria Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo Público. “O programa incluiu capacitação de professores, confecção de gibis, visita guiada em local simbólico, conversa griô, evento cívico e exposição de trabalhos”, explica Maria.

Contemplado por meio de edital do Proac – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o projeto foi proposto pelo Centro de Voluntariado de Rio Claro/Ponto de Cultura Rio Claro Cidade Viva, que, em parceria com o Arquivo Público e a secretaria municipal de Educação, conseguiu reunir oito instituições locais para a execução e elaboração dos trabalhos.

O Bate-papo Cultural será aberto ao público e oferece certificado de participação. Os interessados poderão adquirir o livro “Implantação da Lei 10.639/2003: Roteiros” no local pelo preço de vinte reais. O Arquivo Público está localizado na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM – Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522.1935.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India