27 fevereiro 2015

Sátira Machado: carreira

Sátira Pereira Machado começou sua carreira cedo. Aos 18 anos concluiu o curso de Magistério no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Em 1995 formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 2000 concluiu seu Mestrado em Letras, também pela PUCRS, e em 2013 o Doutorado, pela Unisinos.
Nos mais de 15 anos de estudo defendeu a bandeira dos movimentos Negros e das Mulheres. Atuou em diversos grupos de pesquisa com a temática, como no Núcleo de Pesquisa Etnias Africanas no RS do MARS (2004/2006), no Comitê Científico do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as e no Núcleo de Estudos em Cultura Afro-Brasileira e Indígena (PUCRS).

Experiências Profissionais
Ao longo de sua carreira destacam-se as experiências profissionais na Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS, onde atuou de 2011 até 2014 na Diretoria de Comunicação e na Coordenação Executiva do Projeto "Gênero e Raça/Etnia na Mídia: promovendo a autonomia e enfrentando a violência contra a mulher, por uma comunicação pública e plural". Trabalhou, ainda, entre 2010 e 2012 como Consultora de Informação da Organização Internacional do Trabalho da ONU, atuando na gestão de comunicação do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho. Entre 2008 e 2010 foi Coordenadora do projeto "RS Negro" na Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social do RS e de 2004 até 2008 foi assessora de comunicação da Associação Cultural de Mulheres Negras do RS.

Docência
Entre 2008 e 2009 atuou como professora na disciplina de Comunicação e Marketing no Curso de Especialização Gestão da Educação, da Faculdade de Educação da PUCRS. Em 2010, ministrou a disciplina de Educomunicação na mesma Universidade. Em 2013 foi professora da disciplina “Seminário temático: políticas e práticas na perspectiva da igualdade racial” do Curso de Especialização Gestão de Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero e Promoção da Igualdade Racial. Em 2014 foi a responsável pela disciplina "Gênero e Raça/Etnia", no Curso de Extensão "Políticas Públicas de Gênero, Raça e Etnia no Meio Rural", das Faculdades de Educação e de Serviço Social da PUCRS.

Hoje
Atualmente Sátira Machado atua na Secretaria de Educação do RS como responsável pela formação de professores em Educação Afrodescendente e Educomunicação. Além disso, é Diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as e responsável pela pela organização do VI Encontro Brasileiro de Educomunicação e III Educom Sul, pela ABPEDUCom, a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India