20 abril 2015

Professora da UFPB lança livro sobre a História da beleza negra no Brasil



A professora doutora de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Amanda Batista Braga, lançou o livro História da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas. A obra é uma publicação da Editora da Universidade Federal de São Carlos – SP (Edufscar), primeira edição e possui 273 páginas. O livro está à venda no site da editora (http://www.editora.ufscar.br/(link is external) ) com o valor de R$ 39,00.

O livro é fruto de sua Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba como parte dos requisitos para obtenção do Título de Doutor/a em Letras intitulada Retratos em Branco e Preto: Discursos, Corpos e Imagens em uma História da Beleza Negra no Brasil em 2013.

A obra empreende uma análise discursiva sobre os conceitos de beleza negra na história do Brasil: uma leitura dos signos da estética negra numa perspectiva histórica. Da beleza castigada pela escravidão, passando pelo alinhamento moral oferecido pelo século XX, até chegar à pluralidade que o atual momento lhe concede. Ainda, rastreia a emergência de pistas que refletem um conceito estético atribuído ao corpo negro, bem como o modo como essas pistas vão assumindo novas verdades na dispersão do tempo histórico. 

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India